-
-

Atualizado em: 25/11/2016

É muito comum que alunos partam para uma pós-graduação na conclusão de um curso superior, a fim de especialização em alguma área ou desejo de carreira acadêmica.

A prova de Mestrado, tipo de pós-graduação stricto sensu, é feita em quatro etapas na maioria das vezes: prova escrita, prova de língua estrangeira, avaliação de projeto e entrevista.

Neste post, vamos te mostrar como se preparar na área em que somos especialistas: a prova de inglês.

 

Em primeiro lugar: saiba inglês

Parece óbvio, mas para fazer uma prova de inglês para Mestrado é necessário saber inglês.

 

Se você ainda não é fluente na língua, é interessante fazer um curso geral do idioma, para que a fluência seja seu primeiro objetivo nessa jornada.

 

Se você precisa de um resultado rápido, já há cursos de inglês que têm início em qualquer dia do ano e garantem fluência definitiva no idioma em tempo reduzido.

Depois de já saber inglês em um modo mais amplo, o ideal é que seu foco de estudo seja, efetivamente, a prova de proficiência requerida pela universidade.

 

Tenha contato com linguagens científico-acadêmicas

Os testes de proficiência em inglês para Mestrado, principalmente aplicados pelas universidades, são muito voltados para termos técnicos, científicos, acadêmicos e jornalísticos de divulgação científica.

A exemplo, como consta no edital do teste de proficiência em língua estrangeira do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex-Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),

 

“Os textos apresentados serão artigos, ensaios, resenhas, reportagens, entre outras possibilidades, retirados do domínio científico-acadêmico ou do domínio jornalístico de divulgação científica.”

 

Ou seja, quanto mais habituado você estiver com esses formatos, maiores são suas chances de sucesso nas provas.

A título de conhecimento, a nota mínima para aprovação nesse exame de proficiência da UFMG é de 60 pontos em 100.

 

Faça o TOEFL

O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) é muito aceito como comprovante de proficiência em inglês em grande parte das universidades.

Para que você tire uma boa nota, é ideal que as competências de escrita, escuta, leitura e redação em inglês sejam satisfatórias. Neste post, você encontra algumas dicas.

 

Para entender melhor e especificamente sobre esses esses testes, acesse este guia. Nele, você tem todas as principais informações sobre o TOEFL e o TOEIC.

 

As notas mínimas podem variar para o candidato ser aceito nas universidades. Neste edital de Mestrado 2017 na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, o candidato deve ter tirar:

 

  • mínimo de 550 pontos no TOEFL PBT, Paper-based-testing;

  • mínimo de 213 pontos no TOEFL CBT, Computer-based-testing;

  • mínimo de 80 pontos no TOEFL iBT, Internet-based-testing.

 

A maioria dos editais de Mestrado da UFMG segue a mesma base de pontuação.

 

Encontre um curso que te proporcione tudo isso

O ideal para que você esteja bem preparado para essa prova é ter um apoio de estudo para todo esse processo, tanto de admissão quanto de continuidade em um Mestrado.

Já existe um curso de inglês voltado para fins acadêmicos. Nele, com duração de um ano, o aluno tem uma imersão completa em processos acadêmicos, por meio de:

 

  • capítulos densos, com linguagens científicas;

  • metodologia de pesquisa, com apuração e interpretação de dados;

  • workshop de guia para trabalho acadêmico, com apresentação para banca examinadora e formatação em normas semelhantes à ABNT;

  • aplicação do TOEFL iBT.

 

Essa foi a escolha feita por Lenon Modesto, aluno da UPTIME Jundiaí (SP). Depois de se tornar fluente em inglês em um curto prazo de tempo, o estudante optou por aprimorar seus conhecimentos do idioma nesse curso, o que já o preparou para a prova de inglês do Instituto Agronômico de Campinas (SP).

 

“A UPTIME foi a responsável pelo meu resultado positivo na proficiência do inglês no Mestrado. Hoje, também me ajuda na elaboração de artigos em inglês e na leitura de literatura internacional da minha área de estudo”, afirma Lenon.

 

Com essas dicas, suas chances de sucesso numa prova de inglês de Mestrado aumentam muito.