Você já viu aqui no blog que a metodologia inovadora da UPTIME garante a fluência da língua inglesa em até 12 meses.
Seguindo o conceito de flipped classroom, os alunos antecipam o conhecimento sobre o conteúdo e aproveitam o momento em sala aula para praticarem o que aprenderam previamente em casa, ou no trabalho etc.
Essa prática é guiada pela cartilha de estudos mnemonics day-by-day.
Seguindo essas orientações, em sala de aula é possível manter um ambiente de conversação 100% em inglês.
Neste post, explicamos como isso funciona, contando como é uma aula de inglês na UPTIME.
O foco das aulas é 100% na conversação
As habilidades de ouvir e de falar são as primeiras a serem desenvolvidas no processo de aquisição da fluência. Principalmente se você considerar que uma pessoa já começa a aprender a sua língua nativa logo na primeira infância.
Como brasileiros, nos tornamos nativos da língua portuguesa e as primeiras atividades que desenvolvemos em prol da fluência no idioma são as habilidades comunicativas da fala e da escuta.
Entendendo isso, vamos para a próxima etapa.
O caminho
Partindo do princípio que o processo (ouvir e falar) funciona para uma criança na primeira infância se tornar fluente em sua língua nativa, chegamos a conclusão de que para aprender um segundo idioma é necessário seguir o mesmo caminho para alcançar o resultado almejado, a fluência.
Como as habilidades de ouvir e falar são colocadas em prática nas aulas de inglês da UPTIME
Para fundamentar a garantia da fluência da língua inglesa é preciso dividir o processo de aquisição em etapas.
A primeira etapa: criar um ambiente de conversação
A primeira etapa para garantir a fluência é criar um ambiente de absoluta conversação em todas as vezes que o aluno tiver contato com o grupo e com o seu instrutor em sala de aula.
Para que isso ocorra, é necessário que o aluno esteja confortável com a situação.
Entenda
Na UPTIME, o aluno se prepara de antemão. Ele já vai para a aula sabendo o que encontrará, e isso traz um conforto para ele.
Lembra do conceito de flipped classroom que falamos lá em cima?
Em todas as aulas, o aprendiz do idioma inglês é desafiado de uma forma diferente, mas não é pego de surpresa.
Segunda etapa: eliminar a primeira língua, o português
O conforto de se sentir preparado para as aulas permite a execução da segunda etapa: que é eliminar o uso da primeira língua.
Portanto, não se fala em português na sala de aula.
Até mesmo porque o aluno já se preparou e está confortável com o fato de que ele e todos os outros vão falar somente em inglês.
O conforto, por outro lado, é uma faca de dois gumes: pode gerar acomodação, e isso implica que surpresas podem pegar o aluno desprevenido.
Entenda
As surpresas, logicamente, fazem parte da troca de experiências dos alunos ao descreverem os temas praticados com antecedência, seguindo o método day-by-day.
Exemplo:
um aluno pode falar da sua casa com o conforto de quem se preparou para essa prática. Mas, por outro lado, ele pode ouvir descrições de outros colegas sobre o mesmo lugar de forma diferente.
Aí está a surpresa!
Afinal de contas, não há como antecipar as informações. Nem todo mundo dispõe das mesmas coisas na sala de estar, por exemplo. Um aluno pode ter um quadro, o outro pode ter uma adega e tantas outras variáveis.
Ou seja, essa troca gera desacomodação, é a saída da zona de conforto.
Porque o ambiente falado (sala de estar) é o mesmo, mas acaba implicando a possibilidade de fazer uma das coisas que no desenvolvimento linguístico é muito importante:
que é a explicação de diferentes formas sobre o mesmo assunto até que a outra pessoa entenda.
Como a troca em sala de aula influencia na aquisição da fluência
Quando você tem uma informação e ela é transmitida para alguém a linguística considera essa relação como negociação.
Entenda:
Quando você está conversando com uma pessoa e ela não entende o que foi dito, é necessário negociar. Ou seja, explicar com mais detalhes, criar alternativas.
No aprendizado do inglês, isso implica no desenvolvimento do idioma. Já que para a negociação ocorrer, não vale recorrer à língua nativa.
O resultado dessa prática é o desenvolvimento da fluência, que é um dos aspectos que a UPTIME foca e resulta na conversação 100% em inglês.
A eficiência do método da UPTIME consagra o nome da marca, que foi tida pela revista PEGN como a melhor no segmento de idiomas do país.