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Você já viu aqui no blog que a metodologia inovadora da UPTIME garante a fluência da língua inglesa em até 12 meses.

 

Seguindo o conceito de flipped classroom, os alunos antecipam o conhecimento sobre o conteúdo e aproveitam o momento em sala aula para praticarem o que aprenderam previamente em casa, ou no trabalho etc.

 

Essa prática é guiada pela cartilha de estudos mnemonics day-by-day.

 

Seguindo essas orientações, em sala de aula é possível manter um ambiente de conversação 100% em inglês.

 

Neste post, explicamos como isso funciona, contando como é uma aula de inglês na UPTIME.

 

O foco das aulas é 100% na conversação

As habilidades de ouvir e de falar são as primeiras a serem desenvolvidas no processo de aquisição da fluência. Principalmente se você considerar que uma pessoa já começa a aprender a sua língua nativa logo na primeira infância.

 

Como brasileiros, nos tornamos nativos da língua portuguesa e as primeiras atividades que desenvolvemos em prol da fluência no idioma são as habilidades comunicativas da fala e da escuta.

 

Entendendo isso, vamos para a próxima etapa.

 

O caminho

Partindo do princípio que o processo (ouvir e falar) funciona para uma criança na primeira infância se tornar fluente em sua língua nativa, chegamos a conclusão de que para aprender um segundo idioma é necessário seguir o mesmo caminho para alcançar o resultado almejado, a fluência.

 

Como as habilidades de ouvir e falar são colocadas em prática nas aulas de inglês da UPTIME

Para fundamentar a garantia da fluência da língua inglesa é preciso dividir o processo de aquisição em etapas.

 

A primeira etapa: criar um ambiente de conversação

A primeira etapa para garantir a fluência é criar um ambiente de absoluta conversação em todas as vezes que o aluno tiver contato com o grupo e com o seu instrutor em sala de aula.

 

Para que isso ocorra, é necessário que o aluno esteja confortável com a situação.

 

Entenda

Na UPTIME, o aluno se prepara de antemão. Ele já vai para a aula sabendo o que encontrará, e isso traz um conforto para ele.

 

Lembra do conceito de flipped classroom que falamos lá em cima?

 

Em todas as aulas, o aprendiz do idioma inglês é desafiado de uma forma diferente, mas não é pego de surpresa.

 

Segunda etapa: eliminar a primeira língua, o português

O conforto de se sentir preparado para as aulas permite a execução da segunda etapa: que é eliminar o uso da primeira língua.

 

Portanto, não se fala em português na sala de aula.

 

Até mesmo porque o aluno já se preparou e está confortável com o fato de que ele e todos os outros vão falar somente em inglês.

 

O conforto, por outro lado, é uma faca de dois gumes: pode gerar acomodação, e isso implica que surpresas podem pegar o aluno desprevenido.

 

Entenda

As surpresas, logicamente, fazem parte da troca de experiências dos alunos ao descreverem os temas praticados com antecedência, seguindo o método day-by-day.

 

Exemplo: 

um aluno pode falar da sua casa com o conforto de quem se preparou para essa prática. Mas, por outro lado, ele pode ouvir descrições de outros colegas sobre o mesmo lugar de forma diferente.

 

Aí está a surpresa!

 

Afinal de contas, não há como antecipar as informações. Nem todo mundo dispõe das mesmas coisas na sala de estar, por exemplo. Um aluno pode ter um quadro, o outro pode ter uma adega e tantas outras variáveis.

 

Ou seja, essa troca gera desacomodação, é a saída da zona de conforto.

 

Porque o ambiente falado (sala de estar) é o mesmo, mas acaba implicando a possibilidade de fazer uma das coisas que no desenvolvimento linguístico é muito importante: 

que é a explicação de diferentes formas sobre o mesmo assunto até que a outra pessoa entenda.

 

Como a troca em sala de aula influencia na aquisição da fluência

Quando você tem uma informação e ela é transmitida para alguém a linguística considera essa relação como negociação.

 

Entenda:

 

Quando você está conversando com uma pessoa e ela não entende o que foi dito, é necessário negociar. Ou seja, explicar com mais detalhes, criar alternativas.

 

No aprendizado do inglês, isso implica no desenvolvimento do idioma. Já que para a negociação ocorrer, não vale recorrer à língua nativa.

 

O resultado dessa prática é o desenvolvimento da fluência, que é um dos aspectos que a UPTIME foca e resulta na conversação 100% em inglês.


 

A eficiência do método da UPTIME consagra o nome da marca, que foi tida pela revista PEGN como a melhor no segmento de idiomas do país.