No ambiente acadêmico, a fluência em inglês é fundamental, e no curso de medicina não é diferente. Em contato com o idioma tanto na universidade quanto durante o exercício da profissão, aprender a língua inglesa com conteúdos segmentados à área é um investimento para o presente e para o futuro daqueles que querem seguir carreira no campo da saúde.
O Medically Speaking é um curso de inglês exclusivo para estudantes de medicina, médicos e outros profissionais da área. Desenvolvido pela UPTIME, ele é oferecido através da Corporate para instituições de ensino e empresas.
Em Belo Horizonte (MG), a Unifenas atendeu à demanda dos estudantes de medicina por um curso de inglês específico para a área e levou o Medically Speaking para o seu campus na cidade.
Já fizemos um post explicando como funcionam os cursos de inglês oferecidos pela UPTIME Corporate. Além de serem corporativos, segmentados à áreas de atuação, os cursos podem ser realizados in company, ou seja, aulas dentro das empresas, como é o caso da Unifenas-BH.
O uso do inglês no curso de medicina
O supervisor de campus e professor da Unifenas-BH, Márcio Antônio Ferreira, contou ao Blog Up sobre as vantagens do domínio do idioma na carreira acadêmica:
“Para todos os estudantes, não só os do curso de Medicina, a língua inglesa tem sido de grande relevância já que os melhores artigos utilizados no ensino são publicados principalmente em inglês”.
O apoio de Márcio foi fundamental para viabilizar o espaço adequado para a realização das aulas in company. Ele compreende que o domínio de uma segunda língua é imprescindível na formação dos futuros médicos.
“O Ministério da Educação incentiva a internacionalização por meio dos intercâmbios, estágios e outras experiências para melhor formar os alunos brasileiros, torná-los aptos ao mercado mundial”, disse.
Opinião dos alunos
Acostumados com a dedicação diária às atividades acadêmicas, os estudantes de medicina da Unifenas-BH não se surpreenderam com o conceito flipped classroom adotado pela UPTIME, que faz com que o aprendiz se prepare com antecedência para a aula e mantenha o contato diário com o inglês.
“Tenho gostado muito das aulas! A preparação da instrutora é ótima, a turma homogênea e o método interessante”, elogia o graduando Gabriel Figueiredo.
O Medically Speaking – como todos os outros cursos do Corporate – propõe o aprendizado da língua inglesa a partir do zero.
O aluno Pedro Maciel, por exemplo, conta que esta é a sua primeira experiência em um curso de idiomas.
“Estou tentando ao máximo absorver e aprender o conteúdo. Vejo que ter ao lado excelentes instrutores tem ajudado bastante toda a turma”, avalia Pedro.
Presidente do Diretório Acadêmico do curso de medicina na Unifenas-BH e aluno do Medically Speaking, Gilson Menezes avalia as vantagens do inglês na área da saúde:
“A velocidade de surgimento de novos medicamentos e tratamentos aumenta gradativamente e as atualizações são publicadas em inglês. Então, aquele médico que não domina o idioma, estará sempre aquém. O conhecimento clínico se traduz em melhores atendimentos, condutas e prognósticos”.
Você também pode sugerir um dos cursos oferecidos pela UPTIME Corporate para a sua empresa, universidade ou escola.
Aproveite para conhecer a história de alunos e ex-alunos da UPTIME que mostram que a fluência em inglês realmente transforma vidas!