-
-

Anualmente, o dicionário Oxford, um dos mais renomados do mundo, divulga a palavra mais utilizada no ano. Devido a sua influência e utilidade, em 2016, post-truth foi a eleita da vez. 

E você, sabe o que post-truth significa? 

A palavra é definida pelo dicionário como: 

“um adjetivo relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e à crença pessoal”. 

Segundo Casper Grathwohl, presidente do Oxford Dictionaries, “post-truth” poderá se tornar “uma das palavras que definem nosso tempo”. 

Ela foi escolhida a partir de uma lista selecionada para refletir as principais tendências e eventos sociais, culturais, políticos, econômicos e tecnológicos de 2016. 

O uso da palavra

O termo foi usado pela primeira vez em 1992, mas ganhou popularidade este ano, principalmente na campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia, e também nas eleições presidenciais americanas

Ambas foram marcadas pela disseminação de notícias falsas veiculadas nas mídias sociais. 

“Nós vimos, pela primeira vez, o uso atingir um pico este ano em junho com o barulho do voto pela saída do Reino Unido e, em seguida, em julho, quando Donald Trump assegurou sua indicação para disputar as eleições pelo partido Republicano”, observou Grathwohl. 

As declarações de Donald Trump (presidente eleito dos EUA), durante sua campanha, são os exemplos mais significativos do uso do termo post-truth

Ele polemizou nas mídias sociais quando disse que o certificado de nascimento de Barack Obama (atual presidente norte-americano) seria falso.

-
-

O termo acabou desbancando outras palavras que também estiveram ligadas às campanhas mencionadas acima: 

  • Brexiteer: derivada da junção das palavras inglesas para "Britain" e "exit", e que era usada para chamar as pessoas que defendiam ou faziam campanha pela saída da Grã-Bretanha da União Europeia.

  • Alt-right: termo para descrever um grupo nos EUA da extrema direita, que apoiou Donald Trump, e é acusado de racismo e antissemitismo. 

Confira outros termos que foram muito utilizados no ano de 2016:

  • Adulting: termo relacionado à prática do comportamento de uma pessoa adulta responsável.

  • Glass cliff: faz referência a uma situação na qual uma mulher, ou membro de uma minoria, ascende a uma posição de destaque e liderança, em circunstâncias desafiadoras, na qual o risco de fracasso é alto.

  • Woke: uma expressão informal americana, que serve de alerta para atos de injustiças sociais, preconceitos etc.