-
-

Normalmente, cursos no exterior são caros, o processo de application é burocrático, além de exigirem gastos extras como passagem aérea, moradia, comida etc. Porém, se você está interessado em ampliar seu currículo com atividades extracurriculares, temos uma boa notícia.

Muitas universidades americanas possuem plataformas digitais nas quais são oferecidos cursos online gratuitos nas mais diversas áreas.

 

Atenção ao principal pré-requisito: fluência em inglês – uma vez que a maioria do material está disponível apenas no idioma (e sem legenda). 

 

Stanford, Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), são alguns exemplos de instituições que possuem esses programas online. Uma vez inscrito, você se conecta virtualmente com os professores, materiais didáticos, videoaulas, além de se interagir com sua turma.

Outra boa notícia é que carga horária é flexível – entre 5 a 10 horas semanais – e a maioria dos cursos tem duração de três a quatro meses. 

 

O que precisamos destacar é a necessidade de dominar a língua inglesa, pois boa parte dos cursos oferecidos possui todo o conteúdo em inglês.

 

O que é excelente, pois você terá contato com o idioma diariamente através de reading, listening e writing, já que os professores são, em sua maioria, nativos e sua turma terá estudantes de todo o mundo.

 

Certificado 

É preciso estar atento a todas as informações sobre os cursos desejados antes de fazer a inscrição, principalmente se há a entrega de certificado de conclusão. Disponíveis virtualmente aos alunos que ao longo do curso obtiveram um bom desempenho e participaram de todas as aulas e atividades.

Algumas universidades oferecem-o gratuitamente, porém outras cobram um alto valor para ter esse reconhecimento, oscilando entre U$100 a U$1.500,00.

-
-

Confira abaixo a lista com algumas oportunidades:

Idioma: inglês
Áreas mais procuradas: engenharia da computação, medicina, engenharia de games, empreendedorismo, matemática e design.
Curso em destaque: “Design Thinking"

Idioma: muitos, incluindo português.
Áreas mais procuradas: exatas, humanas e biológicas. 
Curso em destaque: “Introduction to Computer Science and Programming"

Idioma: inglês
Áreas mais procuradas: história, ciência da computação e matemática.
Curso em destaque: “Intensive Introduction to Computer Science"

  • Yale - Connecticut, nos EUA

Idioma: inglês
Áreas mais procuradas: línguas, música, ciências políticas, química, física, história, geografia, economia.
Curso em destaque: ”Introduction to Psychology"

 

Dica

Essas universidades, além de oferecerem cursos online grátis, desenvolveram também aplicativos utilitários, nos quais vídeos e podcasts educativos são disponibilizados de forma gratuita e em vários idiomas.

Confira alguns deles:

 

  • Coursera: é um site que a reúne em um só lugar todos os cursos livres e gratuitos online de todas as universidades do mundo – já são 418. Por exemplo: você já pensou em estudar a história da banda inglesa Beatles? Superinteressante, né? 

  • Academic Earth: é uma plataforma que facilita a busca por cursos online gratuitos oferecidos em universidades do mundo inteiro. Nela, você busca o nome da instituição pela área interessada. Destaque para os cursos de sueco e árabe.

  • Open.edu: oferece muitos cursos, de áreas específicas, todos organizados pela Open University – uma universidade de ensino à distância, fundada e mantida pelo governo do Reino Unido. Permite a livre entrada de estudantes de graduação.

 

Ainda não é fluente em inglês? A UPTIME pode te ajudar! Clique aqui e saiba como.