Big Ben no Palácio de Westminster
Big Ben no Palácio de Westminster

A Inglaterra é um dos países que compõem o Reino Unido, – que também é formado pela Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales – e possui uma das populações mais heterogêneas do mundo (fato que merece uma atenção especial). Confira algumas curiosidades interessantes sobre sua cultura e tradições, e anote já o país na sua lista de lugares para visitar. Se você não tinha planos de conhecer a Inglaterra, bem, depois de ler o que preparamos você ficará encantado com essa nação secular e histórica. 

1. Mão inglesa
A maioria dos brasileiros que já visitou ou morou na Inglaterra concorda em dizer que dirigir na mão inglesa é o hábito mais estranho e difícil de acostumar. Lá, os carros são conduzidos pela faixa da esquerda, diferente do que ocorre no Brasil. 

2. Bank Holiday
Todos os feriados ingleses são chamados de Bank Holiday, e possuem esse nome pois a maior parte do comércio e todos os bancos fecham. Ele caem obrigatoriamente na sexta ou na segunda-feira – exceto o dia 26 de dezembro, logo após o Natal, que se chama Boxing Day e a Páscoa, Easter.

3. Pubs
Diferente de como são chamados nos Estados Unidos, os bars na Inglaterra são conhecidos como pubs. Importante símbolo da vida social britânica, os pubs são lugares onde os ingleses se reúnem para conversar, comer, beber e encontrar os amigos. Se você vai à Inglaterra, não deixe, em hipótese alguma, de visitar um pub – há milhares deles pelo país. 

4. Cemitério
Passear em cemitérios é uma atividade bastante incomum aqui no Brasil, mas para os ingleses é um hábito muito popular. Em Londres, por exemplo, há vários cemitérios que são considerados pontos turísticos. O Highgate Cemetery é um dos mais frequentados pelos locais e turistas, tendo o túmulo de Karl Marx, filósofo e revolucionário socialista, a sua principal atração. 

5. Five o’clock tea
Este hábito originou-se na China e foi adotado pelos ingleses ainda no século XIX. Até hoje, os ingleses mantêm o hábito diário de beber, pontualmente, o famoso chá das cinco – e se ele vier acompanhado de leite, melhor ainda. Para se ter uma ideia, é até muito comum encontrar no país sommeliers de chá, o profissional que estuda todas as suas variações. 

6. Pontualidade
A pontualidade é algo natural para os ingleses, não existe a opção de se atrasar para um compromisso. Se você tem um evento às 20h, esteja no lugar certo esse horário. Caso se atrase, provavelmente o anfitrião ficará ofendido. 

7. Guarda Real
Os Guardas Reais são um dos símbolos da cultura inglesa mais conhecidos mundialmente. Eles são famosos principalmente pela cerimônia de troca que chama a atenção e é acompanhada de diferentes músicas e marchas militares. Ela acontece diariamente às 11h30 entre abril e junho, e a partir de agosto os dias são alternados.

Uma outra curiosidade: existem dois tipos de guardas da rainha Elizabeth II, o Queen’s Guard e o Queen’s Life Guard. O primeiro tipo trabalha no Palácio de St. James, Buckingham, Windsor e da Torre de Londres. O segundo, respectivamente, protege à Horse Guards, o jardim de entrada do Palácio de Buckingham

Ah, se você encontrar um Guarda Real não converse com ele e nem o toque. Eles são extremamente profissionais e precisam seguir regras. 

8.“British people are very polite!”
Sim, os ingleses chegam a exagerar no quesito educação. Inclusive eles se desculpam por atos que não cometeram. Ou seja, se vai visitar o país, retribua a gentileza. 

Incrível, né? Que tal planejar sua próxima viagem para a Inglaterra? Clique aqui e confira nossos programas de intercâmbio para o país.