-
-

Thanksgiving Day – Dia de Ação de Graças –  é a comemoração mais aguardada pelos norte-americanos, sendo para eles como o Natal é para os brasileiros.

 

Enraizada na cultura do estilo de vida americano, sempre é tema de séries de TV, filmes e especiais com o enredo que gira em torno do jantar de celebração.

 

Para entender melhor a história do feriado e tudo que envolve a tradição, preparamos este post!

 

Herança colonial

Um período de rigoroso inverno e consequente escassez de alimentos marcou a chegada dos puritanos que desembarcavam em Massachusetts (antiga Plymouth) – um dos estados localizados no nordeste do Estados Unidos.

 

Por esse motivo, muitos dos tripulantes que vinham fugidos da perseguição religiosa na Irlanda e Inglaterra, não conseguiram sobreviver nas colônias do Novo Mundo.

 

Passado o frio e a fome, a chegada do outono de 1621 seria surpreendente: a safra foi marcada pela fartura na colheita.

 

E para celebrar o acontecimento, o governador da vila preparou uma festa na comunidade de agradecimento a Deus, marcando assim o que seria a 1ª ação de Thanksgiving.

 

Para a festa foram convidados chefes indígenas locais e cerca de 90 índios que levaram cervos para serem assados com os perus.

 

Foram eles, os índios da Nova Inglaterra, que ensinaram os colonos a preparem cranberries e uma variedade de pratos, usando ingredientes da safra, como o milho e a abóbora.

 

A definição de feriado foram atualizadas

 

O Dia de Ação de Graças foi instituído pelo presidente Abraham Lincoln, em 1863. Até então, a data era celebrada esporadicamente em alguns estados.

 

O decreto dizia que seria comemorado em todas as últimas quinta-feiras do mês de novembro - que geralmente têm cinco semanas - como feriado nacional.

 

No entanto, o período de Grande Depressão, que iniciou em 1929 e seguiu por toda a década de 30, recebeu uma atenção especial do 32º presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt.

 

Para ele, a mudança da data poderia ser um ótimo motivo para expandir as vendas antes do Natal, aumentando assim o tempo do período de compras; as propagandas na véspera do Thanksgiving eram consideradas até então inapropriadas.

 

A ideia estratégica que surgiu em 1939, foi muito criticada pelos republicanos que contestaram a alteração do democrata, afinal de contas ele queria mudar a instituição do ex-presidente Abraham Lincoln.

Para rebater, começaram a se referir ao feriado como “Franksgiving”.


 

Como a mudança de Roosevelt foi ignorada em mais de 20 estados, o Congresso americano interveio, definindo que na quinta-feira da 4ª semana de novembro, impreterivelmente, seria comemorado o feriado nacional.

 

Em 2017, o Thanksgiving será no dia 23 de novembro!

 

Abundância

Se tem alguma coisa que marca o feriado é abundância. Os jantares reúnem parentes e amigos em agradecimento às conquistas de todo o ano e a Black Friday, no dia seguinte ao feriado, marca o início das compras de Natal.

 

Fazem parte da ceia os clássicos dos tempos dos peregrinos:

 

  • peru (o dia é chamado até de Turkey Day por isso);
  • purê de batata;
  • cranberry sauce;
  • torta de abóbora e de noz.

 

Dependendo do lugar, os feriado costuma ser prolongado, o que é ótimo para os norte-americanos que podem aproveitar para celebrar junto à família.

 

O que muitos deles também podem fazer é acompanhar as promoções do Black Friday.

 

O dia que segue o Thanksgiving é praticamente uma queima de estoque: os lojistas lançam promoções para compensar as vendas de novembro.


 

Outro importante feriado americano é o 4th of July. Saiba mais sobre ele!