-
-

Você já conhece as vantagens de começar a estudar inglês na pré-adolescência. Agora você também sabia que existe conteúdo segmentado para essa faixa etária aprender o idioma? Neste post, vamos explicar como é um curso de inglês para adolescentes.

 

Afinal, para o aprendizado da língua inglesa ser realmente eficiente e despertar a atenção do público jovem (estamos falando aqui de quem está na casa dos 11 aos 15 anos), o curso de idioma deve ter cuidados específicos.

 

Continue a leitura e conheça as características dos aprendizes de idioma dessa faixa etária e quais são as particularidades que um curso de inglês deve ter para atender às necessidades desse público.

 

Características do aluno adolescente

A pré-adolescência e adolescência são fases em que o espírito da independência e a necessidade de autonomia começam a aparecer. É do senso comum acreditar que os alunos desta fase são “rebeldes”, mas não é bem assim.

 

O adolescente tende a ser inquieto, agitado, e apesar de aceitar as informações e conhecimentos sem questionar, só vai absorver aquilo que é de seu interesse.

 

É o que chamamos de taxa de absorção e taxa de retenção, respectivamente.

 

Despertando o interesse do aluno

 

Sendo assim, tanto o material didático quanto o conteúdo (e a forma em que ele é aplicado dentro e fora de sala de aula) devem ser de interesse do aluno, para que ele realmente fixe as informações e aprenda com elas.

 

O que isso significa?

 

Que é necessário estudar o que funciona e o que não funciona para esses alunos. Sem achismos! Deve haver um planejamento e inúmeras pesquisas pedagógicas por trás, para que seja oferecido conteúdo relevante.

 

Dessa forma, o aprendizado, e principalmente o uso da língua inglesa vem de forma natural.

 

Como despertar o interesse do aluno?

 

O aluno adolescente não quer saber se tal informação pode vir a ser relevante para ele no futuro. Ele quer ali e agora.

 

Por isso, o interesse surgirá principalmente quando o conteúdo abordado for algo de seu cotidiano, que ele vivencie em seu dia a dia, e que seja “entregue” de maneira dinâmica e divertida.

 

Além disso, a conversação deve ser estimulada em sala de aula. Nenhum aluno, de nenhuma idade, gosta de passar horas apenas ouvindo o instrutor falar, muito menos um adolescente, que tende a ser mais agitado e inquieto.

 

Por isso, é importante propor debates, fazer perguntas e ouvir o que o aluno tem a dizer. Dessa maneira, ele também é estimulado a pensar em inglês, um fator muito importante no aprendizado da língua.

 

Um curso de inglês para adolescentes deve ser pensado mais no aluno e no que ele quer, do que no produto em si.





Adquirir a fluência em inglês na adolescência é ter a garantia de que o aprendizado ficará por toda a vida. Conheça a história do aluno da UPTIME que começou a estudar na pré-adolescência e hoje é instrutor da escola.