O mercado mundial está exigindo proficiência em inglês para profissionais.
O mercado mundial está exigindo proficiência em inglês para profissionais.

Muito se fala sobre a importância da fluência em inglês para profissionais. Mas será que o domínio do idioma é mesmo um diferencial para os recrutadores? Ao que tudo indica, é sim! Em 2017, por exemplo, a fluência na língua valerá mais do que um MBA.  


Recentemente, a Education First (EF), empresa de educação internacional, divulgou um estudo que revela o índice de proficiência em inglês no mundo. Com foco no mercado de trabalho, a pesquisa contou com a participação de mais de 510.000 mil participantes entre 2.078 empresas em 40 países. 


Neste post, vamos apresentar os dados divulgados que revelam os motivos para investir em profissionais fluentes em inglês.  


Antes, é importante você saber:

 

Na pesquisa da EF, o Brasil ficou em 40º lugar no ranking mundial de proficiência em inglês que avaliou 72 países. Isso significa, que o nível de proficiência dos brasileiros é moderado.


Entenda o que significa proficiência moderada:

 

  • Participar de reuniões em uma área de especialização.

  • Entender letras de músicas.

  • Escrever e-mails profissionais sobre assuntos conhecidos.


Saiba sobre as demais faixas de proficiência consideradas pela EF aqui. 


1. Crescimento econômico

O inglês para profissionais possibilita inúmeras oportunidades na carreira, independente da sua área de atuação. Para as empresas, a proficiência na língua possibilita maior crescimento econômico.


De acordo com a EF:


“Nenhuma qualificação desde a própria alfabetização tem apresentado tamanho potencial para aumentar a eficiência e a capacidade de gerar receita como a proficiência em inglês. O impacto do nível de aprendizagem deste idioma na economia global é inegável”.


2. Facilidade de negociação

Não é novidade: as empresas que desejam expandir a sua atuação no mercado internacional deve contar com profissionais fluentes em inglês. Esse é o idioma dos negócios


A pesquisa revelou que:


“Um número cada vez maior de empresas com sede em países não anglófonos (como a Rakuten, a Renault e a Samsung) adotaram o inglês como língua corporativa.”


3. Competitividade

Um artigo da Harvard Business Review, citado na pesquisa da EF, confirma que “o multilinguismo irrestrito cria ineficiência até mesmo da força de trabalho mais dedicada e talentosa.  Ele pode provocar atrito em interações transnacionais, perda de vendas e uma série de outros problemas graves que podem comprometer a competitividade


Sendo assim, a adoção da língua inglesa como única possibilita:

 

  • A capacidade de comprar e vender para uma gama mais diversificada de clientes, fornecedores e parceiros de negócios. 

  • Melhor comunicação entre funcionários geograficamente dispersos.

  • Aumento da aptidão em fusões e aquisições transnacionais.


4. Inovação

O estudo da EF revelou a correlação da proficiência em inglês para profissionais com a inovação. Países com maior nível de fluência tendem a prosperar, já que há um maior número de pesquisadores e de investimento em desenvolvimento


“As habilidades com a língua inglesa permitem que os inovadores leiam pesquisas científicas básicas, formem colaborações internacionais, tragam talentos do exterior e participem de conferências.”


5. Aumentos do faturamento

No Relatório de Margens de Proficiência em Inglês de 2015 da EF, destacou o valor crescente dos funcionários com total proficiência profissional na língua inglesa.


“Estima-se que esse tipo de funcionário tenha um valor de US$ 128.000 em aumentos do faturamento de vendas e em economias de custo na linha de lucro (ganhos de tempo e produtividade).


Empresas que investem cursos de inglês já alcançam resultados positivos

Visando aumentar a competitividade em seus setores, empresas que participaram do estudo da EF investiram em cursos de inglês para profissionais e observaram os benefícios que uma equipe com um bom nível de proficiência proporciona. 


Processo de contratação mais eficiente

Com equipes em 28 países, a Coca-Cola HBC Rússia (uma das maiores engarrafadoras de bebidas não-alcoólicas da Europa) investiu em cursos de inglês para mais de 10.000 profissionais, variando desde o chão de fábrica até altos executivos


Na empresa, o idioma é fundamental para a comunicação com outros mercados.


“Uma abordagem segmentada à formação do idioma não só melhorou a proficiência em inglês geral do quadro de funcionários, como também tornou o processo de contratação muito mais eficiente.”   


Contato com novas tecnologias

Na MNK, uma das maiores produtoras de aço do mundo, há uma constante necessidade de acesso a novos conhecimentos, uma vez que a maioria das pesquisas sobre atuais métodos de produção é publicada em inglês


Em 2015, a siderúrgica começou a investir em cursos de inglês para sua força de trabalho. 


“O programa elevou significativamente o nível de habilidades com a língua inglesa entre a força de trabalho da MNK, melhorando a capacidade da empresa de assimilar conhecimentos de todas as partes do mundo.”


Quais medidas devem ser tomadas pelas empresas que desejam ganhar uma vantagem competitiva com a proficiência em inglês?


Depois de observar a correlação da proficiência em inglês com o crescimento econômico, facilidade de negociação, competitividade, inovação e aumentos do faturamento, o estudo da EF listou algumas recomendações para as empresas:


São elas: 
 

Estabeleça uma referência para a proficiência em inglês. 

Testes de funcionários podem dar aos líderes de negócios uma visão imediata dos pontos fortes e fracos linguísticos de sua força de trabalho. É importante realizar essa avaliação em diferentes cargos e funções, já que uma forte proficiência em inglês não mantém o mesmo valor para todos os funcionários. 


Vincule a proficiência em inglês com objetivos do negócio

Os programas mais eficazes de formação em inglês motivam os alunos, destacando as vantagens da proficiência em inglês para profissionais de cada cargo. Para obter os melhores resultados, identifique os “líderes de idioma” entusiasmados, que atuarão como figuras de liderança para programas de aquisição de inglês para empresas. 


Dedique recursos adequados a melhorias de habilidades

É importante reconhecer que o ensino da língua inglesa é um investimento estratégico, semelhante ao de qualquer outro programa de gerenciamento de mudança significativa. Construir habilidades com um idioma não é fácil e requer recursos e esforços significativos.


Reconheça a necessidade de treinamento personalizado e específico do setor

Um curso de inglês de tamanho “único” não é capaz de abordar adequadamente os diferentes níveis de habilidade em toda a sua força de trabalho

Uma variedade de métodos de estudo e tipos de programas podem ser combinados para criar programas personalizados para cada indivíduo, incluindo cursos de línguas para aqueles que querem melhorar drasticamente seu inglês em um curto período de tempo


Atualmente, existem cursos de inglês contextualizados para as mais diversas áreas. Saiba mais sobre o assunto aqui.