-
-

[Post atualizado 22/2/2019]

Você já conheceu um pouco sobre a Austrália, agora é a vez do nosso roteiro te levar para uma terra de reis e rainhas, a Inglaterra. Muito procurado por estudantes, o país está no top five dos melhores destinos para realizar intercâmbio. Com uma cultura conhecida mundialmente, a Inglaterra ainda possui algumas peculiaridades que não são tão famosas quanto o chá das cinco. Em 2012, quando a capital inglesa foi sede dos Jogos Olímpicos, a revista inglesa BBC criou um artigo com algumas regras, dicas e curiosidades que os estrangeiros devem conhecer antes de passar uma temporada no país, aí vão algumas delas!

Sotaque

Não é somente o sotaque norte-americano que se difere do britânico. Os próprios ingleses possuem diversos tipos de sotaques, que podem variar de acordo com a região do país, cidades e até mesmo bairros. Recentemente, também foi observada a presença de um novo tipo de sotaque, esse influenciado por imigrantes do Caribe, Sul da Ásia e da África Ocidental.

 

Polícia

A polícia, ou the bobby, é conhecida mundialmente pelo seu famoso chapéu no estilo vitoriano que é usado até hoje. Outra característica dos oficiais ingleses é que eles não portam armas de fogo, apenas um cassetete.

 

Gastropubs

Os gastropubs ou "gastros", muito populares na Inglaterra, são lugares que você pode comer comida de restaurante sem toda aquela formalidade. A batata frita, por exemplo, é servida em pequenos baldes de metal.

 

Nacionalidade

Os ingleses são britânicos, mas não são os únicos. É comum as pessoas acharem que somente quem nasce na Inglaterra é britânico. Erro que ofende os galeses e escoceses, que também são britânicos. Britânico é quem nasce na Grã-Bretanha, ilha que abriga três países: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Mas e o Reino Unido, onde entra nisso tudo? Bem, o Reino Unido é um Estado formado por quatro países: os três da Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte. E a chefe deste Estado é a Rainha Elizabeth. Pronto, não vai confundir mais, hein!

 

Trem

Muitos turistas consideram o preço do ticket do trem um pouco caro. Afinal, uma viagem pode sair por até £4.90. Mas o que mais gera transtornos é o complexo sistema de compra de passagens. Portanto, anote estas dicas. Você pode optar pelo ticket single, só de ida, ou o return, de ida e volta. Porém, se você comprar dois tickets single pode sair mais barato que um return. Você pode ainda comprar um ticket anytime, que permite pegar o trem na hora que quiser ou o advance em que você agenda um horário para utilizá-lo, ele pode ser mais barato mas se você perder o trem ele não pode ser mais utilizado. Há ainda o off peak. Confuso, né? Mas com o tempo você se acostuma e economiza algum dinheirinho.

 

Transporte público

Aqui no Brasil sempre tem aquela pessoa que puxa conversa sobre um assunto aleatório no ônibus, não é mesmo? Na Inglaterra isso é considerado falta de educação. Há um certo código de comportamento que não permite a quebra de silêncio nestes ambientes.

 

Fila

Os ingleses sabem como ninguém organizar uma fila. Não importa o que aconteça, quanto tempo demore a fila continua organizada. Devido a isso, muitas pessoas acham que o costume de realizar fila é britânico. Mas, o primeiro registro da palavra fila no dicionário tem como referência um costume francês.

 

Rodadas

pubs nos quatro cantos da Inglaterra. Só em Londres são mais de cinco mil. Reunir amigos e beber cerveja depois do trabalho, o famoso happy hour, é levado a sério. Nos pubs ingleses não há garçons, você precisa ir direto ao balcão para comprar a sua bebida. Por isso, é educado que em um grupo de amigos vocês se revezem para cada um pagar uma rodada. Mas, não é todo mundo que entende ou sabe deste costume, então já fica o alerta: não se espante se em alguma hora da noite chegar a sua vez de pagar bebidas para todos da mesa.

 

Depois dessa aula sobre a cultura inglesa, aposto que você já está morrendo de vontade de conhecer a terra da rainha, não é mesmo?