Fluência em inglês é sinônimo de oportunidade. Com o domínio da língua universal é possível abraçar o mundo e realizar feitos incríveis capazes de transformar a vida de muita gente. Seja um contato bem-sucedido com um estrangeiro durante uma reunião de trabalho ou a facilidade de comunicação durante uma viagem ao exterior, são inúmeras as conquistas que a língua inglesa proporciona para quem é fluente.
E quando o assunto é educação a história também se repete. Ser fluente em inglês no mundo acadêmico já deixou há muito tempo de ser opcional e se tornou uma necessidade. O domínio da língua inglesa neste ambiente vai além de ler livros e artigos. Ele é a porta de entrada de alunos nos melhores centros acadêmicos do mundo.
Referência de qualidade de ensino, as faculdades americanas são respeitadas internacionalmente e estudar em uma delas está na wishlist de muitos jovens. Se você é um deles, confira a lista que a UPTIME preparou com cinco dicas para você começar a se preparar. Confira!
1. Pesquise suas opções
Depois de escolher a área de sua preferência você deve pesquisar uma série de outros requisitos igualmente importantes, como a escolha do método de ensino que mais se adapta a você. A partir disso, você passa para a escolha da faculdade, dos programas de graduação existentes nos EUA e das bolsas de estudos ou programas de financiamento.
2. Investimento
Estudar nos EUA não é barato, mas pode ser acessível com um bom planejamento. O indicado é você começar a se planejar com bastante antecedência e colocar no papel todos os gastos planejados durante o curso, como mensalidade, gastos com material didático, transporte, alimentação e hospedagem. Em algumas universidades os alunos recebem uma espécie de ajuda de custo. Pesquise se a instituição escolhida por você oferece esse benefício.
3. Preparação
Nos EUA, a maioria das universidades realizam uma espécie de vestibular que varia de uma instituição para outra. Para estudantes estrangeiros o método de ingresso pode ser diferente, muitas exigem provas de conhecimento, entrega de currículo com atividades extracurriculares, exame de proficiência na língua inglesa e, possivelmente, uma carta de recomendação. Certifique-se dos requisitos exatos exigidos pela instituição escolhida por você.
4. Visto de estudante
Pesquise sobre o processo de requerimento do visto de estudante e já comece a separar a documentação exigida. Lembre-se que o processo é demorado, mas vale a pena o esforço. No site da embaixada americana no Brasil você confere quais são os procedimentos. Clique aqui!
5. Malas prontas
Com tudo esquematizado é hora de fazer as malas. De mudança para os EUA, pesquise tudo sobre procedimentos de imigração, passagens, bagagens e passaporte. Tudo resolvido? Prepare-se para ter uma experiência de vida única e boa viagem!