-
-

Bom, você já sabe da importância do TOEFL® e do TOEIC® para estudar ou trabalhar no exterior, ou pelo menos tem certa noção, correto? Mas agora você deve saber o que fazer para ter mais chances de ser aprovado nas provas de proficiência em inglês mais importantes do mundo! Então, vem com a gente ver dicas para que isso aconteça.

 

Faça um planejamento prévio

As inscrições para o TOEIC® e TOEFL® podem ser feitas com o mínimo de uma semana antes do início da prova, mas é recomendável se inscrever com antecedência, já que, na véspera, a concorrência é gigantesca e isso pode acabar atrapalhando seus planos de ser aprovado no teste de proficiência. Não deixe nada para depois e fique atento às datas, okay?

 

Pratique o inglês
Essa dica pode até parecer meio clichê, mas é essencial. A prova TOEFL® testará sua fluência em inglês de quatro maneiras diferentes e, por isso, é mais do importante que o idioma esteja afiado. Meia hora de estudos por dia é uma boa pedida, por exemplo. Tenha foco e disposição!

 

Fique atento à dinâmica
TOEFL® e o TOEIC® são provas com dinâmicas exclusivas. É muito importante conhecer o modelo do teste para poder ser aprovado. Isso porque o tempo pode ficar um pouco corrido em relação a muitas questões diferentes, por exemplo, e às vezes você poderá ter tempo de ler o material somente uma vez.

A dica, nesse caso, é tentar fazer o teste cronometrado pelo menos três vezes antes do dia da prova (no site do ETS, você encontra simulados) para treinar a dinâmica. Quando você conseguir preencher tudo sem dificuldades, já estará preparado para fazer a prova de proficiência em inglês com sucesso!

 

Prepare-se para questões de conhecimentos gerais
Tanto no TOEFL® quanto no TOEIC®, são feitas aos candidatos questões de conhecimentos gerais (mas que não exigem um conhecimento aprofundado do assunto) – e, às vezes, dá tempo de lê-las somente uma vez: pode ser até sobre física!

Para tirá-las de letra, assista a alguns programas de conhecimentos gerais no YouTube, leia jornais, portais de notíciasouça programas de rádio (tudo em inglês, viu?).

Desenvolva seu vocabulário e crie afinidade com o contexto em questão nas diversas áreas do conhecimento – isso é primordial para ser aprovado no teste de proficiência.


Treine seu foco
Na hora da prova, todos os candidatos responderão ao mesmo tempo as questões em uma sala, por isso, invista no foco para evitar dispersões e perda de tempo. Enquanto você faz o writing, por exemplo, a pessoa do lado pode estar fazendo o speaking, e isso pode tirar sua concentração.

Para treinar isso, vale a tentativa de ler (e se concentrar) em um local barulhento, por exemplo. Essa dica pode te ajudar muito na hora da prova, caso o centro de aplicação dos testes fique “cheio”, com o número máximo de candidatos (29). Foco, foco e foco!

 

Não se preocupe com os pequenos equívocos
Tanto na seção de writing quanto na de speakingerros podem acontecer. Gaguejar às vezes ou errar uma palavrinha aqui ou ali não é problema! O avaliador está mais focado em bons argumentos e na estrutura do seu texto como um todo do que com essas pequenas falhas, okay?

 

Tome um tempo para relaxar 
Entre as quatro seções do TOEFL® iBT, por exemplo, há uma pequena pausa de dez minutos (entre duas seções). Aproveite esse tempo para ir ao banheiro, beber água, comer alguma coisa, enfim, respirar. Isso vai ajudar a revigorar as energias para o exame de proficiência.

 

E aí, anotou as dicas para se sair bem e ganhar sua aprovação na prova? Preparação nunca é demais para testes de proficiência em inglês.

 

Por isso, que tal procurar um curso que vai te preparar para isso? Veja aqui uma oportunidade! Agora, foco nos estudos e boa sorte!