-
-

“The world is a book, and those who do not travel read only a page.”

Saint Augustine

 

Viajar é uma das melhores coisas do mundo. E, quando viajamos para estudar ou trabalhar no exterior, as coisas tendem só a melhorar, já que são muitos os benefícios de estudar em outro país.

Podemos citar a conexão com pessoas de culturas diferentes, o aperfeiçoamento do inglês e a visita a lugares incríveis!

Com a facilidade e amplitude da oferta de universidades no mundo inteiro, você pode estudar e ficar expert na área que gosta, além de trocar experiências riquíssimas e turbinar seu currículo!

Já pensou que sonho seria conseguir aquele intercâmbio ou oportunidade de ouro na carreira?

 

Porém, para conseguir chegar a um processo seletivo dentro de uma boa universidade fora do país, é necessário passar por uma série de etapas.

 

Primeiramente, as instituições avaliam seu perfil e seu desempenho acadêmico através de questionários em inglês e da análise do currículo (atividades extracurriculares são muito valorizadas, ok?).

Daí, tanto para poder trabalhar quanto para estudar fora, são feitas algumas provinhas, chamadas de TOEIC e TOEFL, essenciais para prosseguir com suas metas. Opa! Mas e aí, você sabe para que cada uma delas serve? Então vamos lá:

 

TOEIC
Resumidamente, o TOEIC (Test of English for International Communication) é voltado para quem precisa comprovar fluência em inglês e para quem quer trabalhar no exterior.

O teste possui 200 questões em formato de áudio e texto, para avaliar a fala, audição, escrita e leitura do participante.

E olha, atualmente, mais de cinco mil instituições em mais de 130 países (inclusive multinacionais no Brasil) reconhecem o certificado como essencial para admissão de fluentes em inglês

TOEFL iBT
O TOEFL iBT (Test ofEnglish as a Foreign Language), por sua vez, é voltado para quem quer estudar no exterior, especialmente em solo americano.

Seu conteúdo é de nível acadêmico e apresenta quatro seções (listening, reading, speaking e writing) que podem ser feitas durante quatro horas e meia.

Atualmente, o TOEFL iBT é um teste de inglês extremamente respeitado, sendo reconhecido por mais de nove mil instituições de ensino em mais de 130 países (ensino superior, agências médicas, departamentos de imigração, entre outros). Já pensou?

 

Mas e TOEFL ITP, o que é?
Este formato de teste é uma certificação internacional de fluência em inglês. Usado largamente por diversas instituições de ensino como forma de avaliar o nível linguístico de seus acadêmicos.

Normalmente, não tem valor nas universidades norte-americanas, pois essas já estabeleceram o formato de pontuação do iBT como o padrão para elas.

Mas os diversos programas de intercâmbio das universidades brasileiras utilizam essa forma de avaliação para validar a possibilidade de seus alunos estudarem fora do Brasil.


 

Bem, agora que já sabe tudo sobre as provas TOEIC e TOEFL, que tal planejar tudo direitinho para que sua próxima viagem turbine seu currículo e também suas experiências, hein?

E lembre-se: para realizar os testes e ter sucesso, você precisa ser fluente em inglês. Fica a dica!