-
-

Nova Scotia: já ouviu falar desse lugar? Se você deseja realizar um intercâmbio de High School, precisa conhecer essa província canadense que é referência em educação de ensino médio. Neste post, vamos falar sobre o Nova Scotia International Student Program (NSISP): um programa de intercâmbio exclusivo para quem deseja estudar no Canadá.

Fique de olho:

Em breve, a UPTIME International facilitará todo seu acesso ao programa de intercâmbio. Para você já ficar por dentro das novidades, separamos tudo o que você precisa saber sobre Nova Scotia.

-
-

Referência em educação

As escolas públicas de ensino médio da Nova Scotia são referência em todo o mundo. A educação é tratada como prioridade na província, tendo um distrito escolar em cada cidade, administrado pelo Departamento de Educação de Nova Scotia, que dita as regras e os padrões que as escolas devem seguir.

Tamanha qualidade é representada com dados da Associação de Escolas Públicas do Canadá. Segundo a associação, o país recebe estudantes do mundo inteiro desde 1980 e é o que mais investe, dos países do G8, dinheiro na educação pública. Às palavras da organização, “todas as escolas públicas no Canadá são credenciadas pelas províncias, seguem um currículo padronizado, contratam apenas professores com certificação do governo e recebem financiamento público.”

Mais de 95% dos canadenses escolhem o ensino público para seus filhos.

São, ao todo, 41 escolas públicas que fazem parte do NSISP, divididas nas sete regiões da província. No mapa abaixo, retirado do site oficial do programa de intercâmbio governamental, você pode ter uma noção dos lugares por onde as escolas estão espalhadas em Nova Scotia.

-
-

Escolha das disciplinas que deseja cursar

Como nos Estados Unidos, os alunos podem escolher, entre as disciplinas cursadas, matérias focadas em artes, ciências, linguagens e informática. Entre as atividades extracurriculares, o futebol, o vôlei, o basquete, o curling, o ski e a arte criativa são destaques.

O governo de Nova Scotia certifica que os créditos das disciplinas cursadas nas escolas da província valerão no país de origem dos alunos. Falando nisso, um dado interessante é que o programa limita um número máximo de cinco alunos de uma mesma origem na mesma escola, para que haja uma maior integração entre estudantes de diferentes países.

Preparação para o Ensino Superior

As escolas incluídas no Nova Scotia International Student Program ainda preparam os alunos para a formação pós-secundária - a conhecida como ensino superior aqui no Brasil. Ainda de acordo com a organização do programa de intercâmbio,

93% dos graduados pelo NSISP procura alguma das dez universidades da província para uma continuidade nos estudos no Canadá.

Estadia e cultura

Durante o intercâmbio, os alunos são hospedados em casas de famílias que se voluntariam e são selecionadas a prestar o papel de host family. Assim, o aluno terá um contato direto e diário com o inglês e a cultura canadense, além de ser muito bem recebido e tratado - já que a casa tem que se candidatar voluntariamente como uma família acolhedora.

As famílias de Nova Scotia são de todas as formas e tamanhos. Algumas host families têm dois pais com uma criança, algumas não têm crianças e algumas ainda têm apenas um pai. O aluno se torna parte efetiva da família durante o seu tempo de estadia, participando de todas as atividades exercidas por ela.

No que sua host family te auxiliará no Canadá?

  • dar um quarto individual para você;
  • prover comida para três refeições balanceadas por dia;
  • facilitar os serviços de lavanderia;
  • convidar e encorajar para participar de eventos e viagens de família;
  • apresentar a cultura local e visitar os principais pontos turísticos da área;
  • explicar as regras da família e as expectativas;
  • possibilitar o uso de áreas comuns da casa, como a sala de estar;
  • permitir o uso do telefone e do computador de acordo com as regras da casa;
  • encorajar o envolvimento em funções diárias da vida da família, como preparar as refeições e limpar a casa;
  • dar orientação e ajuda em problemas na escola e sociais;
  • sempre que possível, prover o transporte para a escola e outros locais para facilitar a participação em atividades extracurriculares.

O Nova Scotia International Student Program ainda oferece programas de viagens pelo Canadá, para que o intercambista tenha uma experiência ainda mais rica no país. São duas viagens no ano: uma é feita no outono, para Toronto e as Cataratas do Niágara, e outra na primavera, com destino a Montréal e Ottawa.

Se acendeu um interesse pela viagem a Montréal, você já pode ir se preparando com um guia feito por uma convidada exclusiva, Ingrid Stockler, aqui no Blog Up. Ela já separou uma série de locais imperdíveis, que não podem ficar de fora de sua visita!

Massa, né? Se você tiver interesse em realizar esse intercâmbio incrível, não deixe de acessar a página oficial da UPTIME International e entrar em contato!