-
-

[Atualizado em 11/2/2019 levando em consideração a pesquisa divulgada pela BELTA, em 2018]

Há muitas opções de destinos para quem pretende fazer um intercâmbio de inglês, e, claro, todas elas proveitosas e recompensadoras para quem deseja evoluir os conhecimentos no idioma em um país onde ele é nativo.

Por ser a língua oficial dos negócios, várias nações investem no desenvolvimento de boas escolas para receber estrangeiros que desejam aprender ou aperfeiçoar o inglês.

Com base nos dados da Associação de Agências de Intercâmbio (BELTA) de 2018, vamos explicar o que é necessário para fazer um intercâmbio de inglês nos  quatro países mais procurados pelos brasileiros até então.

Aqui, você aprenderá sobre visto de estudante, trabalho de meio período, valores e muito mais.

Canadá

Qualidade de vida, educação, hospitalidade, custo de vida, segurança e possibilidade de aprender dois idiomas, fazem do Canadá o país favorito dos brasileiros (há mais de 13 anos no topo do ranking) que estudam no exterior.

Segundo a BELTA, os destinos mais procurados são: Toronto e Vancouver.

Como funciona o visto de estudante de inglês?

Turistas ou estudantes que permanecerão até seis meses no país não precisam de visto, apenas de uma autorização eletrônica, a eTA – Electronic Travel Authorization que é válida por até cinco anos.

Já para aqueles que vão cursar o ensino superior ou estudar em escola de idioma - com duração superior a seis meses -, devem tirar o visto de estudante.

No site oficial do consulado canadense, informações sobre o visto e as documentações necessárias.

É possível o estudante trabalhar por meio período?

Normalmente, os estudantes conseguem trabalho na área de serviços, atendimento ao público e hotelaria.

São áreas fáceis de conseguir um emprego, com salário mínimo (em torno de CAD$ 10,96 por hora), por período de até 20 horas semanais.

Lembrando que esse tipo de programa só é válido para intercâmbios com duração superior a seis meses.

Programas

A Egali, parceira da UPTIME International, possui diversos programas de intercâmbio para Toronto. Com durações variadas, os cursos são indicados para quem procura uma boa relação de custo benefício para experienciar a língua inglesa fora do país.

O “English For Academics Purposes”, por exemplo possui alguns critérios e oferece certas vantagens, como:

  • O aluno precisa ser maior de idade;

  • O curso é a partir de duas semanas;

  • Conta com o auxílio visto da Egali;

  • E ainda com seguro de viagem.

 

Ex-aluno da UPTIME estuda em universidade no Canadá

Depois de se tornar fluente, João Vitor é aluno da Medicine Hat College e joga no time de futebol da universidade que lhe concedeu uma bolsa atleta.

 

“Eu sempre tive uma perspectiva de jogar e estudar no exterior, foi uma meta que tracei. Agora, só volto para a casa durante as férias”.

 

Conheça a história completa aqui.

 

Estados Unidos

Os Estados Unidos é vice-líder na preferência dos intercambistas brasileiros, segundo a BELTA. A preferência fez com que o Brasil se tornasse o 10º país em todo o mundo a enviar estudantes para os EUA, com mais de 1,094 milhão.

O país chama a atenção dos intercambistas por:

  • instituições de ensino de excelência;

  • sociedade cosmopolita (por conta dos imigrantes);

  • tecnologia avançada;

  • reconhecimento internacional;

  • e muitos outros motivos.

 

Como funciona o visto de estudante de inglês?

Qualquer pessoa viajando aos Estados Unidos precisa de uma autorização. No caso do cidadão brasileiro ou naturalizado, é necessário:

É possível o estudante trabalhar por meio período?

Apesar das regras de imigração estadunidenses serem muito rígidas, estudantes com certos tipos de vistos podem trabalhar sob algumas circunstâncias.

Por exemplo: o visto J-1 é para estrangeiros que estão em programas de intercâmbio e/ou pretendem ir aos país para exercer funções pré-combinadas, como: treinamento, pesquisa ou trabalho de Au Pair, por exemplo.

Mais informações no site oficial da imigração norte-americana.

 

Programas

Para os EUA, vamos citar como exemplo um programa de intercâmbio da Egali para San Diego, na Califórnia, uma das cidades preferidas pelos brasileiros.

Com opções de aulas de manhã ou à tarde, a escola também oferece cursos preparatórios para  IELTS, por exemplo.

  • A idade mínima para participar do curso é 16 anos;

  • Oferece provas, para treinamento, no modelo do exame oficial;

  • Duração de 2-52 semanas.

Ex-aluna da UPTIME realiza programa de Au Pair nos EUA

“Meu intercâmbio é um programa de Au Pair em New Jersey, nos Estados Unidos, e eu vou cuidar de três crianças. No início, quando entrei no programa, eu não conseguia conversar com a família por Skype. Depois, ainda em processo de aprendizado [na UPTIME], fiz todo o application escrevendo sem precisar da ajuda do tradutor (...)”.

Confira aqui como foi a sua história com o inglês e o processo para ser aceita no programa.

Assim como o Canadá, também temos um guia completo com informações sobre o intercâmbios nos EUA. Clique aqui.

Reino Unido

Em terceiro lugar no ranking, o Reino Unido — que é formado pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e Países de Gales — é considerado uma excelente alternativa para quem deseja experienciar a língua inglesa em diferentes contextos culturais.

Segundo o próprio Belta, cerca de 19% dos estudantes de ensino superior de todo o Reino Unido são alunos estrangeiros, o que representa um número alto de estrangeiros.

Como funciona o visto de inglês?

Tudo vai depender do objetivo da viagem e o seu tempo de duração. O tempo de duração da viagem determinará a necessidade de um visto, como indica o site do governo do Reino Unido.

É possível o estudante trabalhar por meio período?

Você pode solicitar o visto Tier 5 para trabalhos temporários — o que inclui também os trabalhos voluntários — e o seu trabalho no país de destino precisa estar relacionado às funções desempenhadas pela empresa/organização que você estará vinculado.

Programas

Londres é um dos destinos mais populares entre os intercambistas. Pela Egali, é possível encontrar diversos cursos disponíveis, dentre eles, o Preparatório de Cambridge:

  • A idade indicada para o curso é de 16 anos;

  • Prepara o aluno para os módulos de speaking, reading, writing e listening;

  • A duração é a partir de quatro semanas.

Austrália

Segundo a BELTA, a Austrália está na quarta posição na lista dos países mais procurados pelos intercambistas brasileiros.

Constantemente, a Austrália aparece no topo das listas de países com a melhor qualidade de vida do mundo. A natureza, as praias e as cidades modernas são responsáveis pelo alto fluxo de turismo.

As praias paradisíacas, por exemplo, contam com opções de vários esportes radicais.

Como funciona o visto de estudante de inglês?

O visto de turismo pode ser utilizado por aqueles que irão para estudar por um período de até 12 semanas, sendo assim, a apresentação de exames médicos não é mais obrigatória.

Se a duração do curso de inglês for superior a 12 semanas, a embaixada sinaliza que deverá ser requerido um visto de estudos.

Acesse o site oficial da embaixada australiana para mais informações sobre o processo do visto e a documentação necessária.

É possível o estudante trabalhar por meio período?

Sim! Estudantes autorizados a trabalhar poderão trabalhar até 20 horas semanais enquanto o curso estiver em andamento. Segundo o site oficial da embaixada australiana, quando o curso do estudante não estiver em andamento, ele poderá trabalhar sem limite de horas.

Programas

Para a Austrália, a Egali tem vários programas de intercâmbio para Melbourne, capital do Estado de Victoria e a segunda cidade mais populosa do país, como o Business English:

  • A idade indicada para o curso é de 16 anos (o site da Egali faz um parêntesis dizendo que algumas escolas oferecem turmas exclusivas para adultos);

  • Oferece ao intercambistas aulas que incluem gramática, vocabulário e pronúncia dentro do contexto de negócios;

  • Egali House Melbourne: conta com Wi-fi, cozinha completa e muito mais;

  • A duração do curso é a partir de duas semanas.

Irlanda

A Irlanda é dos poucos países europeus que possuem o inglês como a língua oficial. Em Dublin, capital, está concentrado a maior parte de escolas, universidades e, consequentemente, estudantes estrangeiros.

Os dois principais diferenciais do país são:

  • pertencente à União Europeia, ou seja, o intercambista pode visitar todos os países membros do bloco sem grandes problemas;

  • opção econômica. A Irlanda é um dos destinos mais baratos para aprender inglês na Europa.

Como funciona o visto de estudante de inglês?

A Irlanda dispensa visto por até 90 dias, ou seja, se você deseja ser um intercambista de estudo/trabalho no país,  poderá ficar até três meses sem a portar o visto.  

O primeiro contato do estudante com a imigração irlandesa, é feito no aeroporto. Apresentando a matrícula da escola, ele recebe um visto temporário e antes que esse visto expire, deverá um escritório de registro. Caso contrário, o intercambista precisará sair do país.

 

Confira mais informações no site oficial da imigração irlandesa.

É possível o estudante trabalhar por meio período?

A permissão para um estudante trabalhar na Irlanda é apenas uma concessão, sendo limitados a trabalhar 20 horas semanais.

Programas

Na Irlanda, a Egali programas de intercâmbio em Dublin e Galway. Na capital, entre os cursos oferecidos está o Preparatório IELTS.

Informações:

  • Idade indicada é de 16 anos;

  • Curso de duração de 2 a 52 semanas;

  • Oferece aplicação de provas no molde do exame oficial;

  • Egali Hostel Dublin: hostel internacionalmente respeitado.

Acesse também a UPTIME International e veja as possibilidades que a fluência reserva para você!