-
-

Imagine que você tem 15 dias para fazer sua primeira visita à Europa. Eu, Alexandre Policarpo, passei por essa situação e escolhi um roteiro básico, de visitar 11 cidades em 4 países. Calma, não é tão desesperador assim! A única questão é ver suas preferências e organizar o seu tempo. Aqui, conto um pouco dessa minha jornada e dou algumas dicas de divisão de horários e lugares a serem visitados.

Saí do Brasil com um objetivo e um roteiro pré-definido de países: Itália, Suíça, França e Inglaterra, a fim de conhecer os principais pontos turísticos europeus – para nós, os principais são os que estão na Europa ocidental. Fui visitando esses países de acordo com a proximidade entre eles. Tirando a parte da Inglaterra, que é uma ilha, fui a cada um dos locais por meios terrestres – de ônibus, mais especificamente –, e a viagem mais demorada foi de apenas 7h, de Zurique para Paris.

Para explicar melhor, vou dar algumas dicas e desmembrar meu trajeto, falando sobre o que fazer nesses países e, em cada cidade por onde passei – pode ser que te inspire!

DICAS

A viagem foi incrível para conhecer, ao raso, cada uma das cidades que visitei! No geral, voltei para o Brasil satisfeito, em alguns sentidos, insatisfeito em outros, e também muito cansado. Então, balanceando tudo isso, pensei em algumas dicas para quem pretende seguir um roteiro parecido a esse:

  • Saiba inglês!

O inglês é indispensável para visitar algum desses lugares. Ainda que em alguns países seja falado outro idioma, não fique receoso em usar, à vontade, a língua inglesa – você será entendido, compreenderá informações e conseguirá seguir seu roteiro facilmente. Ao contrário do que dizem por aí, italianos e franceses não ficam com raiva porque você não falou suas respectivas línguas. Mas, por precaução, faça como eu e decore, pelo menos, as saudações, agradecimentos e despedidas dessas línguas.

  • Visite primeiramente os lugares que você mais está a fim de conhecer.

Assim, como suas energias estão 100%, você consegue aproveitar o lugar da melhor forma, com maior disposição. No meu caso, organizei de acordo com a localização, o que também pode ser uma boa opção, e ainda assim isso se coincidiu com meus gostos pessoais e anseios de conhecer lugares.

  • Não espere que você vá conseguir fazer tudo.

Não, infelizmente você não vai conseguir fazer tudo o que planeja nesse roteiro corrido. Antes de ir, coloquei em mente que esse seria um passeio apenas para conhecer os pontos turísticos – ou seja, não dá para aproveitar outras coisas que gostaria de fazer, como assistir a shows, conhecer a vida como a de um cidadão local e até pontos turísticos que não pude aproveitar tão bem.

  • Depois de fazer esse roteiro, escolha a cidade que mais gostou e fique uma semana nela.

Fazendo essa seleção, você poderá ir com uma experiência prévia da cidade que te guiará em seus novos percursos. E, aí sim, você poderá aproveitar muito mais da cidade que escolheu, para além de pontos turísticos!

Itália