-
-

Entre os dias 10 e 15 de junho, foi realizada em Los Angeles a E3 2017, a maior feira de games do mundo.

 

Entre o turbilhão de novidades lançadas nas conferências das grandes empresas do ramo, como SonyNintendo Microsoft, a tecnologia da realidade virtual e aumentada foi muito comentada e ela, que já está presente há algum tempo no mundo dos jogos, não vai embora tão cedo.

 

Pelo contrário, hoje os games são a principal aplicação da tecnologia AVR e a tendência é crescer e dominar cada vez mais o setor.

 

Neste post, vamos mostrar as principais inovações, tendências e destaques da AVR no mundo dos games apresentadas nas conferências e exposições da E3 2017.

 

 

Sony

O Playstation é, sem dúvidas, um dos consoles mais conhecidos da Sony e até mesmo do mundo.

 

PlayStation 4, versão mais atual, chega mais “potente” com o PlayStation 4 PRO, e ganha também sua versão na tecnologia de realidade virtual.

 

Em coletiva da Sony para a América Latina, foi divulgado que o PlayStation 4 PRO e os óculos de realidade virtual PlayStation VR serão lançados no continente em outubro, porém, no Brasil, a novidade só chegará em dezembro de 2017.

 

Já lançados nos Estados Unidos, o PS4 PRO e os óculos VR custam 399 dólares, cada.

 

Entre as demais novidades anunciadas pela Sony, os jogos que terão suas versões em VR: Starchild, The Elder Scrolls V: Skyrim, Monster of the Deep e Bravo Team.

 

 

Bethesda

Um dos “carros chefes” da Bethesda, o Doom ganhou novo trailer na abertura apresentando sua versão em realidade virtual, agora Doom VFR.

 

Porém, diferente do Fallout 4 VR, o game não funcionará exclusivamente em PC. Ele também terá suporte para funcionar no Playstation 4, da Sony.

 

Ele terá basicamente os mesmos conteúdos de sua versão original, porém adaptados para a VR. O lançamento do Doom VFR está previsto ainda para o ano de 2017.

 

 

 

Ubisoft

O game de suspense para realidade virtual Transference foi anunciado pela Ubisoft durante conferência da empresa em trailer estrelado pelo ator Elijah Wood.

 

Os desenvolvedores do game pretendem mexer com o psicológico do usuário, colocando em realidade virtual o fator emocional que leva a pessoa a assistir um filme de suspense, considerando o jogo uma “jornada emocional”.

 

 

O game será lançado para PS4, Xbox One e PC no início de 2018.

 

Microsoft

Em conferência na E3, o executivo da Microsoft Phil Spencer surpreendeu ao revelar a posição da empresa em relação à tecnologia de realidade virtual: focá-la no Windows, e não no Xbox, plataforma de games da Microsoft.

 

Indo por caminho diferente da maioria das empresas, segundo Phil, “a sala de estar ainda não é o melhor lugar para a realidade virtual”, preferindo assim, concentrá-la em ambientes corporativos.

 

Muitos desenvolvedores têm demonstrado interesse ao serem convidados para atuarem na plataforma do Windows, e a Microsoft está "abordando a tecnologia de uma forma mais aberta e inclusiva".

Phil ainda diz que a Microsoft não quer que sua tecnologia de realidade virtual vá para a sala de estar do usuário antes de estar 100% confiante de que ela pode ser feita.

 

Bandai Namco

O clássico da Nintendo Mario Kart também ganhou sua versão em realidade virtual em atração da Bandai Namco, que desenvolve a linha Arcade GP, da qual o game faz parte.

 

Porém, ele não tem previsão de ser lançado para o grande público tão cedo.

 

 

Quer saber mais sobre o universo da realidade virtual? Clique aqui.