Já sabemos que a tecnologia de realidade aumentada está cada vez mais presente no meio dos games e entretenimento.
Até hoje, o resultado desta realidade mais comentado (e testado) no Brasil e no mundo foi o jogo Pokémon GO, que integrava sua localização real com personagens virtuais. Mas agora a tecnologia está indo muito além.
Já se fala até mesmo em lentes de contato que permitirão essa interação do virtual/real, na chamada tecnologia de nano retina.
O curta Strange Beasts mostra um futuro bem próximo dos novos games com a tecnologia de realidade aumentada e se referem a ele como o “Pokémon GO do futuro”.
Mas como a AVR pode impactar positivamente a experiência do usuário? No post de hoje, conheça quais vantagens a realidade aumentada pode trazer, principalmente com a futura tecnologia de nano retina.
Wearables definitivos
A lente de contato que possibilita a realidade aumentada vem como um wearable definitivo. Ela pode ser colocada e retirada pelo próprio usuário, mas poderão projetar imagens e vídeos diretamente nos olhos, sem a necessidade de um óculos.
A ideia dessas lentes é otimizar ainda mais a experiência do mundo virtual, mas sem deixar de lado o mundo real, unindo as duas realidades.
Esse encontro do virtual com o real pode ser visto no game demonstrado no curta Strange Beasts, em que o usuário pode interagir com animais de estimação e até mesmo pessoas (criados por eles), em qualquer lugar em que ele esteja.
Possibilidades
“Tudo é possível graças à tecnologia de nano retina”, diz Victor Weber, o personagem que interpretar o desenvolvedor do jogo demonstrado no curta Strange Beasts.
Nele, o usuário tem seu próprio animal de estimação, consegue interagir com ele e fazer parte da história do jogo.
E de maneira geral, é isso que a realidade virtual permite: uma interação com o mundo virtual, e não só na área de games. Isso já é uma realidade até mesmo na educação.
Atualmente, já temos algo próximo às lentes de contato inteligentes como as famosas HoloLens, da Microsoft, e a experiência se tornará ainda mais real e “palpável” com as lentes de contato.
Ciência e saúde
Os benefícios vão além do mundo do entretenimento. A realidade virtual e aumentada possibilita grandes avanços também no campo de estudos científicos.
Gadgets como o HoloLens já vem sendo muito utilizados no dia a dia de pessoas com deficiências e limitações físicas, possibilitando com que elas sejam mais independentes e que realizem tarefas que antes poderiam ser consideradas impossíveis.
Com as lentes de nano retina, essa experiência poderá ser ainda mais facilitada.
Outra aplicação da AR no campo científico é na simulação de processos cirúrgicos, que é uma ferramenta de ensino para estudantes de medicina, e de treinamento para profissionais e pesquisadores.
Aprendizado
Como mencionamos acima, a realidade aumentada não limita suas vantagens apenas ao mundo dos games e entretenimento. Ela chega também no campo da educação.
A tecnologia já é aplicada na UPTIME, primeira escola de inglês do mundo com realidade aumentada (e virtual), em que os alunos do curso College recebem conteúdos exclusivos em AR.
Neste ponto, o mundo da AVR traz inúmeros benefícios para o aluno. Sabemos que poucas coisas substituem o contato em sala de aula com instrutores e outros alunos, mas a AVR vem como um suporte para contribuir ainda mais com o aprendizado.
Com ela, o aluno consegue fixar melhor o conteúdo aprendido, que pode ser muito mais rico com conteúdos audiovisuais, e se sente mais motivado e engajado, pois o ensino é totalmente dinâmico e interativo.
CLIQUE AQUI e conheça todas as possibilidades e vantagens de aprender inglês com o auxílio da AVR.