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Muito se fala sobre a idade ideal para aprender inglês. Seria na infância, na adolescência ou depois de adulto? Aqui, no Blog Up, já respondemos a essa pergunta.

A verdade é que cada pessoa absorve o conhecimento e se desenvolve à sua própria maneira.

Porém, existem vantagens de estudar inglês na pré-adolescência (dos 11 aos 16 anos), e não na infância.

Neste post, vamos explicar os motivos.

 

Por que começar a estudar inglês na pré-adolescência?

Existem dois aspectos linguísticos importantes que devem ser analisados, e que são afetados pela idade. O primeiro é a taxa de retenção, que é a habilidade que cada pessoa tem de receber uma informação, processar e guardá-la.

A segunda é a taxa de absorção e diferentemente da taxa de retenção, essa diz respeito à informação que você aceita absorver. Você entende, aceita e, usa. Mas para guardar a informação, depende da taxa de retenção.


 

Taxa de absorção alta

Os adolescentes e pré-adolescentes, com idade entre 11 a 16 anos, têm a taxa de absorção muito elevada. Alunos dessa faixa etária aceitam as informações sem questioná-las.

Apesar disso, a taxa de retenção é baixa, o que faz com que eles guardem apenas aquilo que é de interesse deles.


 

O que isso quer dizer, linguisticamente?

Um jovem aceita que expressões, regras gramaticais, pronúncias etc sejam daquele jeito em inglês e não questionam. (Taxa de absorção alta)

No entanto, só irão gravar a informação se ela for interessante e importante para eles. (Taxa de retenção baixa)


 

E na infância, como é?

Já na infância, é comum vermos crianças que aprendem o inglês desde cedo, com quatro ou cinco anos.

Eles chegam a desenvolver uma boa pronúncia, porém, anos depois, ao chegarem na pré-adolescência, muitos perdem o interesse pela prática do idioma, necessária para a manutenção da fluência.

Anos depois, quando retomam os estudos querendo adquirir a fluência, de fato, grande parte do que foi aprendido terá sido perdido. Olha a taxa de retenção aí.

 

Autonomia para estudar

aprendizado eficiente deve ser em grande parte autônomo. O aluno deve ter a capacidade de assumir a sua responsabilidade nos estudos, seja em casa ou em sala de aula.

Característica difícil de ser encontrada ou exigida de uma criança de cinco anos de idade.

 

E na fase adulta?

Nunca é tarde demais para aprender um novo idioma. O que muda de quando se é pré-adolescente para quando se é adulto, é como se dá o processo de aquisição da fluência.

Com o avanço da idade, a taxa de absorção começa a cair. Em compensação, a de retenção aumenta. O que não significa que isso seja bom ou ruim, é apenas diferente.

 

Entenda como funciona:

Um adulto tem por costume questionar cada palavra de uma frase e se torna mais cético. Por isso, é mais difícil que um aluno adulto entenda expressões idiomáticas, por exemplo. (Taxa de absorção baixa)

Porém, ele guarda uma maior quantidade de informações, mesmo que aquilo não seja de seu interesse, mas sabe que é importante. (Taxa de retenção alta)

Porém, o aluno adulto pode trabalhar seu aprendizado para que ele potencialize a taxa baixa de absorção.

 

Resumindo

Vimos que não existe idade certa para iniciar os estudos de um novo idioma. O importante é começar quando há motivação e foco. Mas, para quem deseja estudar inglês na pré-adolescência, há benefícios de adquirir a fluência nesta faixa etária, de 11 a 16 anos.

Por aceitar as informações com mais facilidade e menos questionamentos, o adolescente absorve o conteúdo rapidamente – quando ele é planejado e aplicado de maneira que desperte o seu interesse.


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