Na manhã do dia 1º de abril, muitas pessoas já acordam preparadas para encarar uma maratona de pegadinhas – é o Dia da Mentira. A data, que não é comemorada apenas no Brasil, também é bastante popular em países como Estados Unidos, Índia, Austrália, Japão, Canadá e na Europa, por exemplo. Mas, apesar da fama, a origem da data ainda é incerta. Há quem diga que a tradição começou há mais de 400 anos, quando o rei da França e muitos franceses não aceitaram a mudança feita no calendário, que mudava a data do ano novo para 1º de janeiro, e continuaram comemorando a entrada do ano no dia 1º de abril. Os conservadores viraram motivos de chacotas e foram apelidados de “bobos de abril”.
Verdade ou não, o que importa é que a tradição caiu no gosto do povo e ganha força a cada ano que passa. As empresas de tecnologia, por exemplo, sempre reservam o dia primeiro de abril para tentar enganar o público com bastante bom humor. Confira as pegadinhas do mundo tech para 2015.
Quem acessar o Google Maps hoje vai encontrar um cenário diferente. Bairros e cidades inteiras foram transformadas em um gigante jogo de Pac-Man.
A Samsung anunciou o “lançamento” do smartphone mais fino do mercado que pode ser utilizado como FACA.
A mentira do Gmail é uma caixa de correios inteligente, que dá até choques anti-spam no carteiro e avisa o dono sobre a chegada de novas cartas.