Analista de sistema, Rogério Vital Lacerda trabalha como consultor em T.I. na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, e há mais de um ano ele, a esposa e as quatro filhas vem planejando a mudança para o Canadá.
Ele conta que foi em 2017 que decidiu procurar uma escola de inglês com o intuito de se preparar para a vida no exterior. Foi durante essa busca, que Rogério e sua família conheceu a unidade Salvador-Itaigara (BA), onde todos se matricularam juntos.
Ao Blog Up, Rogério compartilha a decisão da mudança, o que mudou de lá para cá e quais serão os próximos passos como fluente em inglês
Explicando o sonho canadense
“Decidimos nos mudar para o Canadá em busca de melhores condições de estudo e trabalho para todos. Foi uma decisão familiar e um planejamento em conjunto”, conta o analista que também atribui a política imigratória do país como um fator extra da escolha.
Tomada a decisão, a família decidiu estudar e aprimorar a proficiência em inglês antes de terem os passaportes carimbados para o novo destino. Procuraram uma escola de inglês na cidade de Salvador e a UPTIME foi uma delas.
Família UP
Na época em que conheceu a UPTIME, Rogério conta que a “explicação detalhada” do setor pedagógico foi essencial para que decidisse pela escola, assim como o valor do curso, “que coube no plano financeiro” da família.
“Nos matriculamos juntos na UPTIME, cada um de nós fez uma prova de nivelamento e entrou em níveis diferentes dos cursos. Já havíamos estudado inglês em outra escola [do segmento], exceto minha esposa, Luciana, cujo contato efetivo com a língua inglesa se deu na UPTIME”, conta Rogério.
Em julho deste ano, aos 46 anos, o consultor de T.I. concluía o curso College e se tornava, oficialmente, fluente em inglês.
De malas prontas
Hoje, Rogério se prepara para se juntar à esposa Luciana e às filhas — Cristal, Fernanda, Jady e Marcela — que já estão morando em Oakville, na região metropolitana de Toronto, no Canadá.
“Eu pretendo me mudar no ano que vem, me juntando a elas e buscando me inserir no mercado de trabalho canadense, na minha área de atuação, que é T.I.”, conta sobre as expectativas.
Enquanto isso, no Brasil…
Enquanto espera o momento de embarcar, Rogério procura manter vivo o contato com a língua inglesa diariamente:
“Ouço áudios e músicas em inglês, assisto a vídeos e filmes no idioma e também procuro ler e escrever textos a fim de exercitar todas as habilidades - reading, writing, speaking e listening”, conta.
Após concluir o cursor na UPTIME, ele se sente motivado a praticar o idioma por outra razão. Ele conta que pretende fazer o IELTS (International English Language Testing System), teste que avalia a proficiência em inglês.
“Pretendo fazer o IELTS (General Training) para poder me cadastrar no programa canadense Express Entry – Federal Skilled Worker (FSW) [para profissionais qualificados que decidem se mudar permanentemente para o Canadá ] e buscar oportunidades de trabalho. Para isso, é fundamental possuir fluência em inglês”, conta.