O sonho de muitos estudantes universitários é conseguir uma bolsa de estudos no exterior. Para isso, um dos programas mais procurados, por quem deseja alavancar a carreira, é o Ciências sem Fronteiras - criado pelo Governo Federal, e que prevê a concessão de bolsas a estudantes interessados em fazer iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado no exterior. O programa oferece mais de 100 mil vagas, porém, muitas não estão sendo preenchidas devido a falta de um importante requisito básico: a fluência em inglês.
O Ciência sem Fronteiras possuiu parcerias com diversas instituições de ensino, programas de intercâmbio e institutos de pesquisa ao redor do mundo. E é muito elogiado por ministros da educação de países de alta qualidade de ensino como Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Irlanda etc.
Mesmo com tantos atrativos, o programa enfrente dificuldades para selecionar candidatos. Sobram vagas e a maior dificuldade encontrada é o domínio da língua inglesa. Os países que têm o idioma como língua oficial exigem certificações de proficiência, como o TOEIC e TOEFL. E até mesmo países como a Finlândia, que oficialmente fala finlandês, cobra de seus candidatos certificados. Já que todas as aulas são dadas em inglês e grande parte da população é apta para falar o idioma.
Recentemente, outra dificuldade diagnosticada se diz respeito ao perfil dos estudantes beneficiados pelo programa. Alguns não possuem o nível de fluência exigido e por isso, não conseguem acompanhar os cursos nos quais se matricularam. Especialistas confirmam que universitários não podem ir com um inglês muito básico. O ideal é adquirir a fluência e a certificação de proficiência, para ser aceito nas melhores faculdades. Afinal, as universidades mais modernas e inovadoras são extremamente exigentes.
Portanto, se a sua vontade é se inscrever no programa Ciência sem Fronteiras você já sabe: inglês é fundamental. Para não ficar de fora e perder uma excelente oportunidade como esta, esteja preparado.
Na UPTIME você encontra o curso ideal para se tornar fluente, além de poder realizar os testes de TOEIC e TOEFL.
[…] a uma das vagas, é preciso apresentar teste que comprove a proficiência em inglês. Afinal, o inglês fluente é requisito básico para ingresso em faculdades norte-americanas, pelo programa. Um dos testes aceitos é o TOEFL – Test of English as a Foreign Language. A nota […] quinta, 05 de março de 2015