Eu sou uma nômade digital. Larguei um emprego fixo numa agência de publicidade pra cair na estrada. Por trabalhar com produção de conteúdo on-line, tendo um notebook com acesso à internet ao meu lado, eu trabalho em qualquer lugar do mundo. Nesta minha vida sem endereço certo, Egito, Bolívia, Turquia, Israel, Chile, Marrocos e Peru são alguns dos destinos que já me serviram de escritório. Passando por países tão distintos, ser fluente em inglês é o meu segredo para me adaptar à cultura local de cada lugar que passo.
O inglês é a língua oficial do turismo, por isso é importante dominá-lo quando você viaja. Seja para conversar em hotéis, postos de informações turísticas ou, simplesmente, fazer novos amigos, de todas as partes do mundo. Na estrada, todo mundo fala inglês, não importa qual seja sua língua original. Por isso, eu acredito que a fluência é a ferramenta para me conectar com as pessoas ao meu redor, o que me ajuda a gerar conteúdo para meu blog de viagem, o viajadona.com.
E por falar em internet, o inglês também é o muito importante para a produção de conteúdo. Tanto para se ter acesso aos materiais produzidos em outros países, quanto para abrir portas a novas oportunidades de trabalho com pessoas de fora do Brasil. O site Elance, por exemplo, é uma ferramenta de contato profissional que tem a língua inglesa como idioma original. Viu só?
Se um dia descobrissem vida fora da Terra e houvesse uma associação intergaláctica de letras, o inglês seria definido como a língua oficial do nosso planeta. Apesar dele não ser o idioma mais falado do mundo, com certeza é a língua mais presente em diferentes partes do globo. Então, se você sonha em cair na estrada por um tempo, ou construir uma carreira no exterior, você precisa ser fluente.
Fabiana Soares - Nomâde digital