Aos 20 anos, Thiago Lorenzoni já se sente realizado com a conquista que a fluência em inglês o proporcionou. Desde que se matriculou na UPTIME São Leopoldo (RS), no curso College em 2017, ele tinha como sonho alcançar o nível de proficiência em inglês exigido pela empresa que desejava trabalhar.
“Como estudante da área de TI (Tecnologia da Informação), percebi a importância do domínio do idioma para avançar nos estudos e, por consequência me comunicar com os nativos da língua inglesa em viagens futuras”, completa.
Ao Blog Up, ele explica o sonho realizado e a comprovação da importância do inglês para estar preparado durante essa nova fase.
Estágio na multinacional
Thiago trabalha como estagiário de Product Support, ou seja, oferecendo suporte aos produtos da SAP na área de segurança para clientes ao redor do mundo.
A SAP, multinacional de origem alemã, foi classificada em 2018 pela Thomson Reuters (empresa de serviços de comunicação) como a 9ª maior empresa de tecnologia do mundo no ranking Top 100 Global Technology Leaders.
O processo seletivo
Quando participou do processo seletivo para a vaga de estágio na SAP, Thiago já se sentia preparado (e de fato estava). Na ocasião, havia concluído o curso na UPTIME e alcançado o nível de inglês exigido pela empresa.
“O inglês foi cobrado durante todo o processo de contratação que foi realizado em inglês e, inclusive, participei de uma entrevista por telefone com um representante da Filipinas no idioma”, lembra.
Inglês dentro da SAP
O uso do inglês na rotina de trabalho justifica a exigência da fluência. O contato é constante, desde a documentação utilizada no sistema (que é escrita no idioma) até a comunicação interna.
“Uso [o inglês] o tempo inteiro. Além das funções do dia a dia relacionadas ao sistema, eventualmente preciso realizar ligações para clientes de vários lugares e que muitas vezes não dominam o português”.
Breve histórico com o idioma
Foi por indicação de uma amiga que estava estudando na unidade de São Leopoldo que Thiago se sentiu motivado a conhecer a escola que era tão elogiada por ela.
“Decidi pela escola pelos elogios que ouvi relacionados à estrutura, materiais e aos funcionários, fora a promessa de ser um curso de curta duração” justifica.
Até então, o contato do estudante de TI com o idioma tinha sido por meio de aulas particulares, mas só na UPTIME ele conseguiu a fluência que almejava para aquilo que buscava: o estágio na SAP.
“Meus planos, por parte já estão concluídos”, disse o ex-aluno.