A Irlanda é um dos destinos mais procurados por brasileiros que desejam viver uma experiência internacional. Dentre os motivos da escolha, estão a hospitalidade dos nativos, cenários que já serviram de locação para filmes (P.S. I Love You) e séries (Game of Thrones) e localização estratégica para vários países europeus.
Todos esses atrativos influenciaram a decisão de Jorge Ferreira, quando o graduando de Administração arrumou as malas com destino a Dublin, para um intercâmbio de quatro semanas.
Como saber qual é a hora certa de fazer intercâmbio?
Quando se matriculou na UPTIME Maceió (AL) por indicação de amigos, Jorge pretendia se tornar fluente para alcançar objetivos profissionais e foi durante o curso, que despertou interesses pessoais ligados ao idioma:
“Há expectativas e anseios que envolvem o domínio de uma segunda língua, principalmente a inglesa. Viajar, imergir em outras culturas e ser independente para poder interagir com pessoas de diferentes países”, justifica.
Inicialmente, Jorge confessa ter sentido o “famoso frio na barriga”, mas como já havia concluído o curso de inglês, tinha a segurança que precisava para se aventurar em um continente até então desconhecido.
“Antes de viajar, só tinha me comunicado em inglês com outros brasileiros fluentes. Porém, não tive medo e consegui me comunicar bem na Irlanda. Fui elogiado por nativos pela minha fluência.”
Viajar para Dublin
Escolhido o país, era chegada a hora de definir qual seria a cidade e para o intercambista, Dublin “comportava todas as suas expectativas”, escola, curso e duração, por exemplo.
Naquele momento, a sensação foi de comprovar que poderia conquistar tudo que queria e vivenciar uma realidade totalmente diferente da que estava acostumada no Brasil.
Como a Egali ajuda o intercambista
Logo que definiu que iria viajar, Jorge contratou a Egali — agência de intercâmbio parceira da UPTIME International —, que esteve presente em todas as suas decisões, o auxiliando com tudo o que fosse necessário.
“Foi a minha primeira experiência internacional e desde o começo a Egali esteve comigo. Tive assistência para ver todas as opções que tinha de escola, curso e tudo que aflige um marinheiro de primeira viagem.”
A Egali também ofereceu suporte sobre:
- acomodação;
- cartões para depositar dinheiro;
- seguro.
“Presencialmente, por WhatsApp e por meio da própria plataforma deles pude tirar todas as minhas dúvidas e receber orientações para que a viagem fosse tranquila.”
Egali houses
O ex-aluno UPTIME explica que diante de várias opções de acomodações, como hostels e host family (em casa de família), escolheu se hospedar em uma das Egali Houses.
“Durante todo o processo a equipe da Egali me auxiliou, esclarecendo os mínimos detalhes a respeito dos dois tipos de acomodação para que eu pudesse fazer a melhor escolha”, lembra.
Como mantinha uma relação próxima com a agência (que possui uma de suas sedes em Dublin), Jorge assinava junto com a sua escolha, a garantia de que teria alguém por ele durante esse período fora.
O que a viagem traz de aprendizado
Viajar para o exterior está nos planos de muitas pessoas, mas por experiência própria, o intercambista acredita que essa vontade passa a ganhar força quando se aprende um novo idioma.
“Quando estudamos um novo idioma, se torna um sonho vivenciar a língua e o intercâmbio é a concretização da capacidade de uma vivência internacional.”
Neste caso, é normal que hajam inúmeros dilemas relacionados a viagem. O segredo, conta, é não focar no que pode dar errado antes antes mesmo de tomar uma decisão.
“Quando você tem o auxílio de uma equipe competente como eu tive, você se sente imbatível, como quem vai conquistar o mundo. Não se trata apenas da viagem ou de estudar em outro país. Fazer intercâmbio, é muito mais sobre o quanto você pode fazer algo.”
Hoje, ele pretende continuar aprimorando o seu potencial contando com o hard skill da fluência para poder abraçar novas oportunidades “em todos os âmbitos”, como ele mesmo completa.
Veja também no Blog Up: “Intercâmbio para Dublin com a Egali”.