-
-

Já imaginou estagiar em um dos melhores restaurantes do mundo? A estudante de gastronomia Isabella Nogueira passou dois meses imersa em uma das cozinhas mais renomadas do mundo, a do restaurante D.O.M. do chef Alex Atala e conta como o inglês teve um papel importante.

 

“Desde o meu primeiro até o último dia no D.O.M. percebi o quanto o meu inglês foi importante para a minha vida profissional gastronômica. Logo na pré-produção tive que dividir tarefas com dois colegas estrangeiros e todas as informações foram passadas em inglês — amei ter vivido isso.”

 

A vaga foi disputada com candidatos do mundo inteiro. Na turma de Isabella, por exemplo, havia um espanhol e uma sueca — e, logo depois que saiu, um estagiário turco ocupou a vaga da brasileira. 

 

“Meu sonho era estagiar lá. Passei meses mandando meu currículo e quando viram meus conhecimentos, me aceitaram e já estava lá dentro”, lembra. 

 

Com a reputação do D.O.M., que possui duas estrelas Michelin (referência máxima do guia francês que avalia mais de 30 mil estabelecimentos em três continentes), ela pôde participar de uma experiência que misturava além de sabores, culturas. 

 

Como é estagiar no D.O.M. 

Isabella com os colegas de estágio
Isabella com os colegas de estágio

No primeiro dia de estágio, Isabella precisou se comunicar em inglês para conversar com os colegas que dividiria a bancada — posteriormente, viriam a se tornar grandes amigos.

 

A presença deles, implicou que o restaurante paulistano adotasse o inglês como o idioma dos treinamentos e das orientações. Fluente, ela não teve dificuldade para para executar nenhuma de suas tarefas, inclusive a de recepcionar um convidado especial:

 

“Foi um grande momento a visita do famoso Will Guidara, sócio do Eleven Madison Park, que é o terceiro lugar no ranking do The World’s 50 Best Restaurants de 2016 e líder da lista em 2017, com três estrelas Michelin de 2020.” 

 

A visita internacional tinha como foco conhecer a cozinha de Atala e as praças [que são as áreas de cada profissional] e Isabella foi a escolhida pela chef Camila, do D.O.M., para apresentar o espaço a Guidara. 

 

“Mostrei a ele como são feitas algumas das nossas finalizações. Tudo, é claro, absolutamente em inglês.” 

 

Avaliação para estágio na gastronomia 

“Chamou a atenção alguém da minha idade [17 anos] possuir domínio da língua inglesa e já estar na faculdade”, comenta a futura chef sobre os pontos que acredita ter contribuído para a sua admissão no estágio.

 

processo seletivo envolveu alguns critérios e etapas, que foram: 

  • Idade mínima de 17 anos;
  • Passar por uma entrevista básica com o RH;
  • Fazer um exame de reflexos motores: “que provavam que eu estava apta a exercer quaisquer funções na cozinha.”.

 

Avaliando o período de aprendizado, elogia a essência do D.O.M.:

 

O restaurante é muito especial e ainda mais por tratar com tanto carinho nossa culinária brasileira, que é tão procurada pelo mundo.” 

 

Chefs de cozinha precisam ser fluentes em inglês?  

Quando se inscreveu para estagiar no D.O.M., Isabella não sabia que a fluência em inglês seria necessária diariamente durante o período que passaria no famoso restaurante.

 

Ela se anima porque foi uma oportunidade única e inesperada com o idioma “que sempre amou” e que sabia que seria extremamente fundamental para que pudesse dar sequência em sua vida acadêmica e pessoal.  

Encontrando a escola ideal 

Cuidadoso com a educação da filha, o pai de Isabella sempre almejou que ela se tornasse bilíngue — tendo o inglês como segunda língua por todas as facilidades que o idioma proporciona.

 

“Meu pai ficou pesquisando escolas de inglês e quis conhecer uma nova metodologia que fosse mais rápida e eficaz. Encontrou a UPTIME, agendou uma entrevista e me apaixonei e me tornei aluna.”

 

Na época, se matriculou no TEENS da unidade Taboão da Serra (SP), onde concluiu os cursos Jr. High School e High School. Durante a sua temporada no D.O.M. ela pôde rememorar alguns desses momentos na escola:  

 

“Objetivamente, as regras, mise en place, organização e toda as informações foram passadas em inglês. Logo pude notar o quanto as aulas sobre cor, números, fun classes, temperaturas, e as conjugações de verbo (simple past, present continuous e future), me ajudaram a passar por momentos tão marcantes como esse. Sem a UPTIME eu não teria realizado esse sonho.”

 

Hoje, a jovem graduanda planeja dar continuidade a passos cada vez mais largos em sua carreira“Ainda quero fazer outros estágios fora do Brasil.”

 

Quer saber como é uma aula de inglês na escola que revolucionou o ensino de inglês? Entenda como funciona a flipped classroom da UPTIME!