-
-

Na semana de 02 a 06 de abril, confira as novidades do mundo da realidade virtual e aumentada: as novas ferramentas do Facebook e Mozilla, e a maior experiência em conteúdos de realidade virtual da América Latina, que está acontecendo no Rio de Janeiro! 

 

Mozilla apresenta novo Firefox Reality

O Firefox Reality é a novidade da Mozilla, um dos navegadores mais utilizados do mundo: navegador autônomo feito especialmente para ser usado com headsets de VR e AR. Segundo a empresa, a proposta do novo browser é aumentar o suporte para tais tecnologias e estendê-las para além dos smartphones e tablets.

Integrado com o WebVR (padrão multi-plataforma que cria e reproduz conteúdos em realidade virtual), os desenvolvedores podem criar experiências eficientes com facilidade, graças ao suporte para A-Frame (portal onde se concentram todas as experiências, como a criação de jogos e aplicativos).

A novidade ainda não está finalizada, mas já é possível testar algumas das aplicações VR/AR através do Blog de Realidade Mista da Mozilla.

Facebook "dá vida" a pôsteres de filmes através de realidade aumentada

Com uma tecnologia de rastreamento com a câmera do celular do usuário, os desenvolvedores do Facebook criaram uma ferramenta que reconhece pôsteres de cinema e o transformam em imagens interativas.

Atualmente, a ferramenta funciona na divulgação dos filmes Uma Dobra no Tempo e Jogador Nº 1,  em versão beta, ou seja, de testes, mas a rede social deve liberar um kit de desenvolvimento para empresas e criadores ainda neste ano.

“Embora ainda em versão beta fechada, os efeitos do AR Target Tracker do Facebook possibilitam que marcas, editores, artistas e desenvolvedores criem conteúdo contextualmente vinculado a imagens, logotipos, sinais e imagens no mundo real”, explica o pesquisador do Facebook, Krishnan Ramnath.

-
-

Rio2C terá maior experiência com conteúdos de realidade virtual na América Latina
 

-
-

A primeira edição do Rio Creative Conference (Rio2C), que teve início na última terça-feira, 3, e está sendo realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, contempla setores de música e de inovação, além do audiovisual. 

O evento é especial para profissionais dos ramos, mas o público poderá conferir produções como “Arden’s Wake”, vencedor do prêmio de melhor filme em VR do 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

"As pessoas pensam que conhecem a realidade virtual, mas, na verdade, vão usá-la pela primeira vez. Um meio novo não é criado a cada década; a VR é como inventar a internet. Agora, podemos trazer um panorama, não só em variedade de estúdios e países, mas de conteúdo, com equipamentos diferentes" conta Liana Brazil, a curadora de inovação do evento, ao globo.com.

 

Inglês com realidade virtual e aumentada? Viva essa experiência na UPTIME