Valentine's day na UPTIME Itaúna (MG)
Valentine's day na UPTIME Itaúna (MG)

 

O Valentine’s Day acontece nos Estados Unidos (e em outros países do continente norte) no dia 14 de fevereiro. A comemoração se assemelha ao Dia dos Namorados brasileiro (12 de junho), mas é um pouquinho diferente - explicamos melhor na matéria.

A UPTIME celebra a tradicional data convidando alunos e instrutores para a uma atividade educativa de troca de cartões com mensagens positivas (em inglês, claro). Aqui, vamos apresentar como foram as comemorações ao redor do Brasil.

 
A origem da data

Uma lenda diz que, no século III, o imperador romano Claudius II havia proibido os jovens soldados de se casarem, pois acreditava que homens sem compromissos poderiam se dedicar ao exército em tempo integral. 

Não concordando com tal imposição, o padre romano, Valentine, passou a casar jovens apaixonados em segredo. Quando o imperador romano descobriu, o padre foi sentenciado à morte.

Na prisão, Valentine recebia constantes visitas de casais que o presenteavam com cartões e flores, em forma de agradecimento pela união matrimonial. 

Obs.: Uma outra vertente da lenda conta que o padre ficou muito amigo da filha do carcereiro da prisão e, dias antes de ser executado, ele escreveu uma carta de amor para a moça, assinada "Your Valentine".

 

Valentine’s day na UPTIME

Ao contrário do que muitos pensam, o Valentine’s Day é o dia em que é celebrado o amor, em todas as suas formas. Assim como nos EUA, onde todos recebem presentes: pais, professores, amigos e até os bichinhos de estimação, as unidades da UPTIME também celebraram a data.     

Confira:

"É sempre um prazer decorar a escola e ver nossos alunos engajados com as festividades. É muito importante quando conseguimos envolvê-los para que eles participem, mesmo com brincadeirinhas como completar a frase "Love is...!”. O ganho cultural é muito grande para todos os envolvidos!", disse Mariane Miranda Scarin, learning specialist da UPTIME Bragança Paulista (SP)

 

Alunos da UPTIME Bragança Paulista (SP) na confecção dos cartões de Valentine's day
Alunos da UPTIME Bragança Paulista (SP) na confecção dos cartões de Valentine's day

 

“É muito importante os alunos terem contato com outras culturas e aprender a debater assuntos fora da nossa rotina. Assim, eles conseguem desenvolver o raciocínio em inglês, enriquecendo o vocabulário”, afirmou Juliana Farias, instrutora da unidade Americana (SP).

 

Veja também: Game educativo proporciona prática do inglês na UPTIME

 

Profissionais e alunos da UPTIME Americana (SP)
Profissionais e alunos da UPTIME Americana (SP)

 

“Acredito que a decoração da escola e incentivo dos instrutores puderam possibilitar que os alunos utilizassem a criatividade. Aqui na nossa unidade, sempre houve interesse por parte de toda equipe pedagógica de estimular os alunos em participar de todas as atividades, fazendo com que aprendizado da língua se torne mais interessante”, completa o learning specialist Evandro Kossmann da UPTIME Novo Hamburgo (RS)

 

Valentine's day na UPTIME Novo Hamburgo (RS)
Valentine's day na UPTIME Novo Hamburgo (RS)

 

Já na UPTIME Vila Velha (ES), o aluno Artur Burgo, do curso College, valorizou a atividade: “É muito bacana ver a UPTIME promovendo atividades em datas comemorativas norte-americanas. Isso nos insere na cultura de países nativos de língua inglesa e nos permite conhecer melhor as raízes do idioma”. 

 

Confraternização do Valentine's day na UPTIME Vila Velha (ES)
Confraternização do Valentine's day na UPTIME Vila Velha (ES)

 

A parceira franqueada da UPTIME Blumenau (SC), Lilia Sara Faria, destacou a importância da interação entre os profissionais e alunos: "É legal fazer eventos educativos na unidade. A interação entre os departamentos na hora de decorá-la e ver o interesse dos alunos, e a maneira como eles participam é bem bacana. É também uma boa oportunidade para que novos alunos se conheçam”.

 

Troca de cartões no Valentine's day da UPTIME Blumenau (SC)
Troca de cartões no Valentine's day da UPTIME Blumenau (SC)

 

Confira aqui como foi o Valentine’s day em outras unidade UPTIME.