-
-

 

Você já sabe que qualquer pessoa que não possui o inglês como língua nativa pode enfrentar desafios com a pronúncia. Se é esse é o seu caso, não se preocupe, saiba que com algumas técnicas é possível melhorar a pronúncia em inglês.

 

Esse exercício é chamado de treinamento fonético: o responsável por fazer com que você coloque em prática oral o idioma que já foi memorizado.

 

Neste post, confira as principais dicas para enfrentar essas dificuldades de maneira tranquila, eficiente e obter um resultado satisfatório.

 

Preparado para melhorar a pronúncia e falar o inglês perfeitamente?

 

Escute-se!

Para praticar a pronúncia, você deve ativar bastante o listening para poder entender como a palavra é dita corretamente. Porém, se ao falar, você estiver utilizando fones de ouvido, por exemplo, você não conseguirá se ouvir.

 

Dessa forma, como saber se você pronunciou da maneira correta? Muitas vezes, assim que a palavra sai de nossa boca, percebemos se ela foi dita corretamente ou não.

 

Por isso, é importante se ouvir e se analisar ao pronunciar cada palavra.

 

E essa prática não é como um teste, em que só há uma chance de acertar. Pelo contrário! Se cometer algum erro, você pode repetir quantas vezes for necessário até conseguir falar da mesma forma em que está ouvindo.

 

Preste atenção aos movimentos da boca

As palavras chamadas minimal pairs são as provas que mostram que a posição da boca e da língua ao pronunciar faz toda a diferença.

 

Quer um exemplo?

 

As palavras “hat”, “had” e “head” possuem sons parecidos, mas significados completamente diferentes.

 

E só saberemos qual está sendo usado se a pronúncia for correta, e, claro, através do contexto.

 

Você pode treinar essa prática assistindo a vídeos e depois, gravando vídeos de si mesmo ou em frente ao espelho.

 

Perceba os movimentos que sua boca faz ao pronunciar cada palavra: assim você pode comparar com o que viu anteriormente.

 

Estabeleça uma relação de normalidade ao integrar palavra escrita e ouvida

 

Essa é mais uma parte da aquisição natural do idioma e que também influencia na pronúncia:

 

assim como na nossa língua nativa, deve haver normalidade para nosso cérebro entre a palavra escrita e a ouvida.

 

Explicando melhor: você deve relacionar o que lê ao que ouve.

 

Apesar de ao ouvir alguns fonemas soarem parecidos, a pronúncia errada de alguma palavra pode fazer com que sua frase ou contexto do que diz adquiram um significado completamente diferente, apenas pela pronúncia. Fique atento às pegadinhas!

 

Por isso, atenção ao ler a palavra: com certeza pronunciá-la depois será uma tarefa mais fácil.

 

Repita o processo

A repetição é uma das chaves para que o processo de aprendizado de um novo idioma seja eficiente. Com ela, você começa a notar em si mesmo detalhes que não notaria se falasse apenas uma vez.

 

Além disso, assim como ao aprender a aplicar regras gramaticais, ao ouvir a fala de outras pessoas, é natural que o ser humano a reproduza, aplicando o que ouviu.

 

Por isso, além da repetição ao falar, repita também os áudios que ouve e os vídeos que assiste.

 

Quanto mais você ver e ouvir, o mesmo acontecerá: você passará a notar detalhes de pronúncia que não notaria se o fizesse apenas uma vez.

 

Contato diário

Dica importante e certeira: é através da prática que se atinge o sucesso no aprendizado, por isso, o contato com o idioma deve ser diário.

 

Como?

 

Participe de grupos de conversação, cante, assista a filmes, vídeos, séries, leia em voz alta…

 

Para praticar, toda forma é válida, desde que feitas da maneira correta:

 

lembre-se de que é importante obter um feedback correto, seja do instrutor de seu curso ou de um nativo.


 

Relembre algumas dicas que demos, aqui no blog, para treinar o speaking: elas também são valiosas ao praticar a pronúncia!