-
-

fluência em inglês é requisito básico para a concorrência de bolsas de estudo no exterior. Para quem já domina o idioma e quer aproveitar as oportunidades a habilidade proporciona, fique de olho nos programas que estão com inscrições abertas em novembro.

 

Além de bolsas de estudo que incentivam o ingresso de mulheres na tecnologia, tem mestrado na Europa e graduação no Canadá. Confira!

 

Bolsas de estudo exclusivas para mulheres

As mulheres interessadas em cursos de graduação nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática podem concorrer as bolsas de estudo do programa Science Ambassador, nos Estados Unidos.

 

As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de dezembro de 2017, no site do programa.

 

Como se candidatar?

Para se candidatar, as interessadas devem preencher o formulário no site e enviar um vídeo de até três minutos –  em formato de mini-aula, é necessário falar sobre algum conceito das áreas relacionadas aos cursos.

 

Não há restrição de assunto. É possível falar sobre química, por exemplo, mesmo que a sua área de interesse para a graduação seja a matemática.

 

No site do programa também é possível assistir aos vídeos das vencedoras do ano anterior para ter uma ideia de como fazer. O material deve ser publicado no YouTube em modo público.

 

Feito isso, a candidatura e o vídeo serão julgados por uma comissão composta por 60 mulheres especialistas em diferentes áreas da ciência e tecnologia.

 

Bolsas para mestrado em comunicação digital na Europa

Estão abertas as inscrições para mestrado em Liderança em Comunicação Digital em instituições da ÁustriaDinamarca Bélgica, através do Erasmus –  um programa de apoio a estudantes e docentes do ensino superior entre países da União Europeia.

 

As disciplinas são todas em inglês e o curso tem duração de dois anos. As inscrições são feitas on-line e vão até o dia 1º de dezembro de 2017.

 

O início das aulas será em um simpósio de verão na Universidade de Salzburgo, na Áustria, onde os estudantes irão cursar o primeiro semestre. Já no segundo, eles deverão escolher entre Bruxelas (Vrije Universiteit Brussel) ou Copenhague (Universidade de Aalborg), de acordo com os seus interesses acadêmicos (área de especialização desejada).

 

Como se candidatar?

Para se candidatar as bolsas de mestrado em comunicação digital, é preciso ter graduação completa em uma instituição acadêmica reconhecida ou um mestrado.

 

Para seguir a linha de especialização em Comunicação Digital, Política e Inovação, o candidato deve ter se formado na área da comunicação. Candidatos com graduação ou mestrado em Direito, Sociologia e Letras podem se inscrever se tiverem experiência na área da comunicação digital.

 

Já para a linha de especialização em Tecnologia e Gestão Digital, é necessário ter faculdade ou mestrado em Informática, T.I. ou Engenharia de Software ou ter experiência nessa área.

 

O aluno deve se candidatar tanto ao curso desejado quanto ao programa de bolsas, e as inscrições são realizadas ao mesmo tempo. Para isso, é preciso preencher o formulário e enviar em um único arquivo PDF, de no máximo 50MB, os seguintes documentos, em inglês:

 

  • currículo no modelo Europass;
  • cópia de todas as páginas do passaporte;
  • cópia certificada do diploma universitário;
  • cópia certificada do histórico escolar;
  • certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL, CPE, CAE, FCE);
  • carta de motivação (de acordo com modelo proposto no edital);
  • duas ou três cartas de recomendação;
  • nome e contato de três referências.

 

Os documentos serão analisados por um comitê e os selecionados para a segunda fase serão entrevistados via Skype. Os candidatos escolhidos terão que enviar os documentos impressos para completar a inscrição, de acordo com as instruções do site.

 

Bolsa de estudos no Canadá

Universidade de British Columbia, no Canadá, está com inscrições abertas para a edição de 2018 do International Leader of Tomorrow.

 

O programa concede bolsas de estudo no país a estudantes estrangeiros que tenham excelência acadêmica, habilidade de liderança e conquistas extracurriculares.

 

As inscrições estão abertas até o dia 1º de dezembro de 2017 e devem ser realizadas no site da Universidade

 

Como se candidatar?

Os interessados em conquistar uma das bolsas de estudo devem cumprir uma série de requisitos. São eles:

 

  • ser nomeado pela universidade da qual será pedida a transferência ou pela escola onde cursou o ensino médio;
  • ser a primeira graduação do candidato;
  • comprovar necessidade financeira.

Pessoas com cidadania canadense ou com permissão de residência no país não podem se candidatar.

 

O programa não exige S.A.T. e aceita a nota do ENEM ou do vestibular para a inscrição.

 

Atenção aos prazos

formulário de indicação da universidade ou da escola precisa ser preenchido e enviado até 15 de novembro de 2017. E a inscrição on-line deve ser concluída até 1 de dezembro de 2017. Já a nota do teste de proficiência em inglês pode ser encaminhada até o dia 31 de janeiro de 2017.


A fluência no inglês é requisito básico para todas essas vagas. Se a sua meta é estudar fora, saiba que é possivel aprender o idioma em tempo reduzido.